Roteiro de 4 dias em Montevidéu

pt-br

1º Dia: Conhecer a Ciudad Vieja, bairro de Montevidéu que contém belos edifícios do período colonial.

Comece pela Praça da Independência, uma das principais praças da cidade. Observe o Palácio Salvo, um dos símbolos de Montevidéu, e a estátua do General Artigas montado em seu cavalo. Visite o mausoléu do General Artigas que fica no andar subterrâneo da praça.

Caminhe até a Puerta de la Ciudadela, resquício da cidade murada de Montevidéu, e, depois, siga até Teatro Solís, o terceiro teatro mais antigo da América do Sul, onde é possível fazer uma visita guiada.

De lá, retorne para a Peatonal Sarandí, uma rua exclusiva para pedestres, e continue até o Mercado del Puerto, passando antes pela Plaza Matriz, Catedral Metropolitana de Montevidéo e pela Plaza Zabala.

No Mercado del Puerto, considere almoçar no restaurante El Palenque, famoso pela sua parrilla. E não deixe de experimentar o medio y medio, uma bebida feita com vinho branco seco e espumante, servida bem gelada, criada no Roldós.

Para informações sobre os lugares citados, veja o post Uma passeio a pé pela Cidade Velha.


View larger map

2º Dia: Caminhar pela Avenida 18 de Julio, visitar o Palácio Legislativo e o Estádio Centenário

A Avenida 18 de Julho é a principal rua da região central da cidade. A rua é bem movimentada e, por ali, há vários tipos de comércio.

Para apreciar a melhor vista da cidade, comece visitando o mirante que fica no 22º andar do prédio da Prefeitura de Montevidéu (Intendencia de Montevideo), na Av. 18 de Julio, 1360. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 10h30am às 3h30pm. Para mais detalhes, veja o post A melhor vista de Montevidéu.

Se optar por caminhar no sentido da Plaza Independencia, verá em uma das esquinas da Avenida 18 de Julio a Fuente de los Candados (em português, a fonte dos cadeados). A fonte tem inspiração na Ponte Milvio em Roma, onde os apaixonados colocam cadeados simbolizando o amor eterno. Reza a lenda que se você prender um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam na grade de proteção da Fonte, elas se amarão para sempre…

Continuando o passeio até a Puerta de la Ciudadela, recomendo almoçar no restaurante Panini’s, na Peatonal Bacacay, n. 1339 – Tel: 916 8760. O risoto del bosque (risoto de funghi servido em crosta de parmesão, $420 pesos uruguaios) é divino e enorme!

De lá, siga para o Palácio Legislativo, belo edifício de arquitetura neoclássica. As visitas guiadas ocorrem às 10h30 e 15h. A entrada é feita pela Avenida Gral Flores e o preço é de USD 3,00. Mais detalhes aqui.

Para os amantes do futebol, é interessante terminar o dia com uma visita ao Estádio Centenário, onde há o Museo del Fútbol, Parque Battle – Av. Ricaldoni, s/nº.


View larger map

3º Dia) Visite o Parque Rodó e explore o bairro de Pocitos

Comece o dia com uma caminhada ao Parque Rodó, o parque mais popular da cidade, que tem cerca de 43 hectares. Lá é possível andar de pedalinho, utilizar as quadras esportivas, curtir o parque de diversões e comer os deliciosos churros.

Depois explore o bairro moderno de Pocitos, onde está a “praia” mais famosa de Montevidéu. Apesar de ser o Rio da Prata, todos chamam de praia, pois realmente parece praia. Para almoçar, considere o restaurante Che (Rambla Ghandi esquina 21 de Setiembre, Pocitos), que tem um charmoso deck, ou o italiano Fellini Ristobaretto (Calle José Marti 3408 esquina com Benito Blanco), com menu executivo no almoço a ótimos preços. Se a ideia for sentar em um pub, a dica é o Bar 62 (Barreiro 3301 esq. Chucarro, tel: 2707 3022).

Para uma sobremesa, experimente as tortas da Cake’s (J. Ellauri, 1067, tel: 2707 54 77) ou os bombons da Pan Caliente (J. Benito Blanco, 758, tel: 2711 8602). Para tomar um chá, visite a La Tienda del Té (Roque Grasera, 829, tel: 2719 1132).

Se quiser comer um sanduíche, prove os tradicionais e enormes Chivitos. A sugestão são os Chivitos Lo de Pepe (Roque Graseras y Blvr. España, tel: 2711 83 45). Para compras, vá ao Montevideo Shopping (Luis Alberto de Herrera 1290, tel: 598 2622 1005).

No fim do dia, não deixe de curtir o pôr do sol nas Ramblas. Experimente um piquenique na praia ou sente na livraria Yenny e lá tome uma café na Oro del Rihn (Br España 3000 esquina Rambla Pocitos, tel: 2711 9497), que tem vista para a praia.

Leia mais detalhes das cafeterias e confeitarias no post Para se deliciar em Pocitos…


View larger map

4º Dia) Conheça o Jardim Botânico e visite o Museu Blanes, o Jardim Japonês e o Rosedal

O bairro do Prado é uma das grandes áreas verdes da cidade. Lá está o Jardim Botânico, o Jardim Japonês e o Rosedal.

O Jardim Botânico (Calle 19 de Abril 1181) é belíssimo. Se chegar cedo, é possível encontrar várias pessoas fazendo caminhada ou yoga. Há visitas guiadas gratuitas segunda a sexta de 9 às 11h e de 14 às 16h, e sábados e domingos de 10:30 às 14:30h. Mais informações pelo telefone 2336 40 05.

Considere almoçar no restaurante Malandrino (Millán 3686 esquina Reyes, Prado, tel: 2336 1291), que fica bem próximo do Jardim Botânico. O lugar é uma graça e é frequentado praticamente só por locais. Veja mais informações sobre o Jardim Botânico e o restaurante Malandrino no post Um passeio pelo Jardim Botânico de Montevidéu.

Siga caminhando para o Museu Blanes (Avenida Millán 4015), do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, que retratou oficialmente as principais batalhas do Uruguai.  Aproveite para visitar o Jardim Japonês, que fica nos fundos do museu.

Para terminar, pegue um táxi ou ônibus até o Rosedal (Avenida Delmira Agustini), um parque que é, na verdade, um grande jardim de rosas. Para se ter uma ideia, cerca de 12.000 rosas foram importadas da França para a sua criação.


View larger map

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

 

  1. Anna,
    Seu roteiro é simplesmente per-fei-to!!!!! Ainda bem que existem pessoas tão solicitas como vc!
    Vou para Montevideu, Punta e Colonia no começo de março e estava perdida com tantas informações da internet. Agora, vou segui seu roteiro :D Tô tão feliz!!!
    Não achei no blog, mas vc fez roteiro para Punta?
    Obrigada. Amanda

    • Oi Amanda!!
      Que alegria ouvir um elogio desses!!!! Fiquei feliz demais!!
      Infelizmente não escrevi um roteiro de Punta porque passei apenas um final de semana por lá. E ainda foi no finalzinho do verão, quando muitas coisas já estavam fechadas. Por conta disso, achei melhor não escrever…
      Bjs, Anna

    • Olá Renata!
      Depende do que gosta de fazer… As principais atrações de Montevidéu estão na Ciudad Vieja (dia 1 do roteiro). Não deixe de visitá-las.
      Uma sugestão seria excluir o dia 4 do roteiro. Contudo, se vc gosta de museus e não liga para futebol, uma outra sugestão seria incluir os passeios do dia 4 (talvez de uma forma mais reduzida) e excluir o Estadio Centenário.
      Seja qual forma a sua opção, o que mais recomendo é visitar o Teatro Solis, almoçar no Mercado del Puerto, curtir a vista do alto da Intendencia de Montevidéu, apreciar o pôr do sol na orla de Pocitos e experimentar a culinária clássica: parrilla, chivito e dulce de leche!
      Bjs, Anna

  2. Olá,
    Em primeiro lugar, um super parabéns pelo seu Blog! Suas dicas são ótimas.
    Estou indo para Mvd, Punta, Colonia e BsAs, num total de 11 dias.
    Estava super perdida em quantos dias ficar em cada local, levando em consideração que já fui para BsAs duas vezes (mas sou apaixonada pela cidade, enão darei uma esticadinha para lá sim).
    Esse seu roteiro me ajudou bastante, estou pensando em seguí-lo, ficar dois dias em Punta, dois em Colonia e três em BsAs. Alguma dica?
    Ah, outra coisa, como é o clima por lá em Abril? Sempre vou em Julho..Daí estou meio perdida..

    Obrigada pela atenção e mais uma vez parabéns!

    • Oi Camilla!
      Seu roteiro tá parecendo bem interessante!
      Minhas dicas? Tente coincidir os dois dias em Punta com o final de semana. Assim, a cidade deve estar mais cheia e com mais opções de baladinhas e restaurantes. Fora de temporada a cidade costuma ficar vazia e muitos restaurantes fecham…
      Tb ficaria apenas uma noite em Colonia e aproveitaria para curtir uma noitada a mais em Buenos Aires, onde a vida noturna é sempre bem animada.
      Ano passado, fiz um roteiro bem semelhante tb no mês de abril. Em Montevidéu e Punta fazia frio à noite, mas ainda assim deu para curtir praia em Punta.
      Obrigada pelos elogios!!
      Bjs, Anna

    • Oi Camilla!
      O casaquinho não precisa ser tão inho… À noite costuma fazer um friozinho gostoso, daqueles que exigem um casaco que corta vento ( tipo couro) e até cachecol. Pelo menos, quando fui…
      Depois volte aqui para contar como foi a viagem!!
      Bjs, Anna

    • Oi Silvia!
      Não sei dar muitos detalhes de saidinhas e baladinhas em Montevidéu.
      Fomos ao Bar 62 e no restaurante Che, ambos em Pocitos. Gostamos bastante, mas não costumam ser muito animados.
      Tb fomos ao Bar Fun Fun. Lá tem tango e bailarinos se apresentam no local. Particularmente, não gostei muito. Achei a faixa etária bem elevada. No dia em que fui, a maioria do público tinha mais de 60 anos.
      Bjs, Anna

  3. Oi Anna, tudo bem??
    Adorei seu blog e principalmente o roteiro de 4 dias para Montevidéu. Estaremos indo para lá em abril e ficaremos exatamente 4 dias.
    Só queria tirar uma dúvida: vocês locaram carro ou usaram transportes públicos. Se usaram, eles funcionam bem?!
    Beijocas e Parabéns!!!

    • Olá Graciela!!
      O transporte público em Montevidéu é bem satisfatório.
      Andamos de táxi e ônibus. O táxi em um bom custo benefício. É mais barato que em muitas capitais brasileiras.
      O serviço de ônibus tb é bom. Pedimos algumas informações na rua para descobrir qual ônibus deveríamos pegar e chegamos ao destino com facilidade.
      Obrigada pelos elogios!!!
      Bjs, Anna

  4. Olá, Anna
    Vc poderia dar alguma dica sobre uma outra cidade legal para conhecer além de Montevidéu no Uruguai?
    Já conheço Colonia Del Sacramento, gostaria de outra cidade.
    Obrigada, desde já.

  5. Ola Ana….Eu e minha esposa estivemos em Montevideo 4 dias em maio e seguimos suas dicas….Está aprovadas….Lembre- se de acrescentar uma ida a um Casino, porque nos divertimos muito e ganhamos uma graninha…abraços…Flavio

  6. Gostei muito das suas dicas!
    Vou para Montevideo em dezembro (de 03 a 09). Estou pensando em passar de 03 e 04 em montevideo, dia 05 ir bate-e-volta para Colônia. E passar 6, 7 e 8 em punta Del Este. O que você acha? Acha que está bom? Ou é melhor trocar um dia de Punta por mais um dia em Montevideo?
    Vamos eu, minha e esposa e um casal amigo nosso. Vamos alugar um carro lá.
    Obrigado pelas dicas.

    • Oi Ferdinando!
      Seu roteiro me parece bem interessante!
      Como dezembro já está começando a temporada em Punta del Este, será possível aproveitar a praia e todos os atrativos do verão. Por lá há várias lojinhas e restaurantes interessante. Imagino que todos as lojas que só abrem na temporada já estejam abertas.
      Qto à trocar um dia em Punta por Montevidéu, é uma questão de escolha. Se preferir um roteiro mais urbano, fique com Montevidéu. Se preferir destino praia, fique em Punta!
      Por ser início do verão, talvez seja legal manter a sua programação inicial.
      Bjs, Anna

  7. Oi Anna,
    Tudo bem? Gostaria de saber se tem dicas para uma viagem à Montevideo com meu filho de 14 anos – ele quer ir para um lugar frio mas, está naquela fase de adolescência – difíííícil de encontrar programações legais!!!. Poderia me dar algumas dicas de programas interessantes com esse pequeno adulto?

  8. Bom dia…vou passar quatro dias em Montevideo, quero tirar um dia para C. de Sacramento, não tenho interesse em compras, quero turistar. Quantos de dinheiro q vcs acham q devo levar?(Alimentação, taxi, vinicola bouza)

    • Olá Carla!
      Acho bem difícil dizer quanto levar em dinheiro. Os gastos de cada um são bem variáveis…
      Para se ter uma ideia dos preços de alimentação, dê uma olhadinha nos posts que escrevemos sobre os restaurantes. Sempre anotamos os preços dos pratos/bebidas que consumimos. Aqui está o link: http://www.nosnomundo.com.br/2012/04/uruguai-indi
      Lembro que achei o táxi barato. A corrida mais longa que fizemos foi até o Jardim Botânico, no bairro do Prado. Ainda assim, pagamos $180 pesos uruguaios, o que corresponderia a pouco menos de R$ 18.
      Bjs, Anna

  9. Anna,

    Estou indo para MVD e Punta no final de Fevereiro entre os dias 20 e 25, essa época as coisas estão abertas em Punta ou já fecharam com o fim das férias de fevereiro?

    Abs,

    Mariana

  10. Oi, Anna. Irei em março a Montevidéu, ficando de terça a sábado. Pretendo adotar este roteiro de 4 dias do blog, encaixando em uma das noites um jogo de Libertadores do clube Nacional. Gostaria de saber se você indica que levemos reais para trocar lá, já que pesos uruguaios não são tão comuns no Rio de Janeiro, e onde trocar… e ainda se há agências do Itaú ou Banco do Brasil para saque direto por lá…

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>