Museu do Ouro: arte, tesouros e história em Bogotá

A capital colombiana é famosa pela vasta oferta cultural e pelos seus vários museus. Segundo o Portal Oficial de Turismo da Colômbia, só em Bogotá existem 58 museus e 62 galerias de arte.

Dentre todos esses, um dos que mais se destaca é o Museo del Oro, cujo acervo abriga diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas.

Museo del OroMuseo del Oro

Fotos: Arquivo pessoal

Localizado no bairro da Candelária, o museu tem instalações modernas e 13 mil metros quadrados de construções, distribuídos em quatro andares e três subsolos. O acervo é enorme e, em sua maioria, objetos em ouro, como sugere o próprio nome do museu. É considerado o maior em seu gênero no mundo e verdadeiro ícone da cidade de Bogotá.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal

As visitas guiadas que ocorrem de terça a sábado, em espanhol e inglês, são altamente recomendáveis, pois explicam todo o simbolismo utilizado pelas comunidades pré-colombianas e a importância do ouro para aquelas comunidades.

Na visita, é possível entender, por exemplo, que os povos pré-colombianos acreditavam na existência de várias dimensões dos cosmos. Seriam mundos sobrepostos, conectados e interdependentes. Os caciques, na qualidade de Chefe da Tribo, deveriam comunicar-se com todos os seres dos cosmos antes de tomar suas decisões.

Para conectarem-se com as distintas dimensões, os caciques deveriam adornar-se com peças confeccionadas em ouro, como brincos, colares, narigueiras e roupas, com o intuito de receber os poderes divinos do mundo superior. Várias dessas peças encontram-se expostas no museu.

Museo del Oro

Museo del Oro Museo del Oro Museo del Oro

Fotos: Arquivo pessoal

Além das várias peças de ouro, é possível também encontrar trabalhos em cerâmica.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal

Uma sala do museu que certamente merece uma visita é a Sala de Oferendas. Ali, a iluminação diferenciada e a música tradicional dão um toque especial, revelando a importância das oferendas sagradas. Para os povos pré-hispânicos, as oferendas eram o meio de restaurar o equilíbrio nos momentos de caos.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal

É interessante também visitar a sala El trabajo de los metales (primeiro andar) que, além de mostrar a forma como os metais eram trabalhados pelas comunidades indígenas, tem um vídeo sobre a evolução da utilização dos metais, demonstrando que a evolução do homem está relacionada à evolução das técnicas de utilização dos metais.

Só depois de ver tantas peças em ouro é possível entender a ganância dos europeus quando chegaram na América, e o motivo das tantas buscas pela cidade lendária El Dourado.

End: Musel del Oro – Parque de Santander, carrera 5ª esquina da calle 16, Candelária.

Horário de funcionamento do museu: Fechado às segundas. De terça a sábado de 9am a 6pm. Domingos e feriados de 10am a 4 pm. A entrada custa $3.000 pesos colombianos (pouco menos de R$ 3). Menores de 12 anos de maiores de 65 anos não pagam. Aos domingos a entrada é gratuita para todos, mas não há visitas guiadas.

As visitas guiadas são gratuitas e têm duração de pouco mais de uma hora. Não é necessário fazer nenhum agendamento prévio, basta aguardar no horário agendado próximo à bilheteria. As visitas guiadas em espanhol ocorrem de terça a sexta às 11am, 3pm e 4pm, e aos sábado às 10am, 11am, 3pm e 4pm. As visitas em inglês acontecem de terça a sábado às 11am e 4pm.

Também é possível a utilização de audioguias em espanhol, inglês e francês ao custo de $6.000 pesos colombianos.

http://www.banrepcultural.org/museo-del-oro

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.