Para os amantes do café, o mais famoso café colombiano…

pt-br

O nome é Juan Valdez. Aonde você vá, lá estará ele. Um senhor de chapéu e bigode, ao lado de um cavalo.

Juan Valdez Café

Foto: Arquivo pessoal

Esse personagem, criado em 1959 em referência às mais de 500 mil famílias cafeteiras colombianas, representa hoje a cafeteria mais famosa do país: Juan Valdez Café. São diversas lojas espalhadas pelas cidades da Colômbia, além de países como Estados Unidos, Espanha, Chile e Equador.

Juan Valdez Cafe

Foto: Arquivo pessoal

A cafeteria colombiana segue a mesma linha da franquia americana Starbucks, motivo pelo qual é conhecida como a Starbucks latina.

São inúmeras as opções de bebidas quentes ou frias que têm o café como um dos ingredientes. O nevado de brownie, bebida resfrescante de café com pedaços de brownie ($7. 100 pesos colombianos – R$7, o pequeno e $8.100 – R$8, o grande), é uma tentação! O fruppé de lulo, uma fruta típica da Colômbia e o Café Latte de caramelo e nozes também não ficam atrás…

Nevado Brownie Juan ValdezJuan Valdez Cafe

1a foto: Reprodução. Nevado de Brownie. 2a. foto: Arquivo pessoal

Para acompanhar as bebidas, lanches rápidos, como croissant, sanduíches, tortas e bolos. Tudo servido em poltronas e sofás confortáveis, com possibilidade de acesso à internet sem fio. (Após a compra, é só perguntar ao atendente sobre a internet, que eles entregam um cartão com a senha para acessar a rede wi fi.)

Juan Valdez Cafe Juan Valdez Cafe

1a. foto: Juan Valdez do Museo de Arte del Banco da Republica em Bogotá, ao lado do Museo Botero. 2a. foto: Juan Valdez Café em Cartagena, no Bairro Boca Grande

Nas lojas existem produtos com a marca Juan Valdez para venda, como utensílios domésticos, camisetas, garrafas, canetas…

Juan Valdez Cafe

Foto: Arquivo pessoal

E, é claro, café embalado para consumo em casa. As opções também são muitas, mas estão, basicamente, divididas na linha Gourmet, que são cafés com certificação ambiental, e na linha Premium Selection, de grãos selecionados.

Acabei comprando o Premium Selection Fuerte e o Gourmet Café del Bosque Tropical.

Juan Valdez Cafe Juan Valdez Cafe

Fotos: Arquivo pessoal

Qual é melhor? Vou ficar devendo a resposta. Não gosto de café…. O Fred experimentou o Café del Bosque Tropical e adorou; mas ainda não provou o Fuerte.

Agora, duas boas notícias: é possível trazer essas embalagens de café na mala, desde que a quantidade não seja exagerada, a ponto de caracterizar importação de produtos sem pagamento de tributos (informação obtida no telefone da Receita Federal Brasileira – Receitafone).

E, para facilitar, no aeroporto de Bogotá, na área do embarque internacional, há um quiosque Juan Valdez Café.

Enfim, a loja é um clássico colombiano! Só mesmo experimentando esse famoso café para poder compará-lo ao café brasileiro e lançar o veredicto. Qual é melhor?

Os endereços das lojas Juan Valdez podem ser visto aqui.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

 

    • A melhor época para visitar a Colômbia é no período da seca, de dezembro a abril.
      Em Bogotá sempre faz um pouco de frio. A temperatura média de 14ºC durante o ano. Já no Caribe colombiana, o clima é quente e úmido e a temperatura média é por volta de 27ºC.

  1. Olá, se quisser ir na Bogotá (minha cidade) recomendo Agosto, pois tem o festival de verão que faz que o ambiente da cidade seja muito legal. Dezembro é maravilhoso tbm pela proximidade de Natal. Seja sempre bemvindo na nossa terra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>