Do aeroporto de Brasília até o centro da cidade

O aeroporto de Brasília, assim como a maioria dos outros aeroportos do Brasil, tem grande deficiência no sistema de transporte coletivo.

Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, há uma expectativa de ampliação das linhas do metrô até o aeroporto. Mas, como todas as obras andam atrasadas, é esperar para ver essa a expectativa se tornar realidade.

De qualquer forma, no final do mês do abril/2011, a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB inaugurou a Linha Executivo Aeroporto, que conecta o aeroporto ao Setores Hoteleiros Norte e Sul. Segundo informações do site da TCB, o itinerário é aeroporto, Esplanada dos Ministérios, Rodoviária do Plano Piloto, Setores Hoteleiros Norte e Sul, com retorno ao aeroporto.

O itinerário começa no aeroporto às 6:30h e segue até às 23h, com saídas a cada 30 minutos. Funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O valor da tarifa é de R$ 8,00.

Ônibus Aeroporto Brasília

Foto: Reprodução. Ônibus da Linha Executivo Aeroporto

A informação é de que os ônibus são equipados com ar-condicionado, TV, conexão WiFi gratuita, bagageiro e permitem a acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

(Atualização: Veja com detalhes como funciona o ônibus executivo que sai do aeroporto de Brasília em direção aos principais hotéis da cidade.)

Mesmo com essa nova opção de transporte, os táxis ainda são a forma mais procurada, por toda sua praticidade e conforto. Como as corridas de táxi em Brasília costumam ser bem caras, a dica é optar pelo rádiotáxi (tel. 61-3321 3030), que dá 30% de desconto no valor do taxímetro.

Os carros do rádiotáxi não têm autorização para pegar passageiros na tradicional fila de táxis, que fica próxima ao desembarque. Por isso, ficam na pista ao lado.

Aeroporto de Brasília

Foto: Arquivo pessoal. No primeiro plano, os táxis convencionais. No segundo plano, táxi do rádiotáxi estacionado na pista lateral.

Para chegar até lá, ao sair do desembarque, no piso inferior, caminhe em direção ao estacionamento e siga à esquerda margeando a pista onde passam os carros. Em frente à lotérica, atravesse a faixa de pedestre e, logo na segunda pista, estarão os carros do rádiotáxi.

Aeroporto de Brasília

Foto: Arquivo pessoal. Detalhe da fila de táxis convencionais na saída do desembarque. E, na segunda fila, um táxi do rádiotáxi estacionado, pegando passageiros.

Muitas vezes não é nem necessário telefonar para o rádiotáxi, pois alguns carros já estão estacionados ali. Se, por acaso, não tiver nenhum, telefone para o número 61-3321 3030, que os táxis costumam chegar rapidamente.

Outra dica: sempre pergunte pelo desconto. Já aconteceu conosco do taxista espertinho “esquecer” de dar o desconto no final da corrida….

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.