15 passeios imperdíveis em Bogotá

A Colômbia desponta como um dos grandes destinos turísticos na América do Sul, e a capital Bogotá recebe cada vez mais turistas brasileiros.

A quinta maior cidade da América latina é sinônimo de música, cultura, salsa, boa gastronomia e bairros coloniais charmosos. A violência não é mais um empecilho, já que guardas fardados estão em praticamente todas as esquinas, o traçado retilínio da cidade ajuda o turista a se localizar, e o clima ameno durante todo o ano é um bom convite.

Por lá, há muito o que fazer! Mas, com tantas opções, mostramos a nossa lista de programas must do.

1) Caminhar pela Candelária

O bairro da Calendária, famoso por suas casas antigas que lembram a época da colonização espanhola, compreende o Centro Histórico de Bogotá. Por lá, ficam concentrados grande parte dos pontos turísticos da cidade, como o Museo del Oro, o Museo Botero, a Casa Moneda, além da Plaza de Bolívar, que abriga a Catedral e o Capitólio (Congresso).

As ruelas são pequenas e apertadas. Os balcões coloniais das casas são bastante trabalhados e coloridos. Um passeio no bairro parece uma volta ao passado.

Bogotá

Foto: Arquivo pessoal. Catedral de Bogotá. Plaza de Bolívar.

End:  Plaza de Bolívar – Carreras 7ª y 8ª entre as Calles 10 e 11.

2) Conhecer o Museu do Ouro

Para quem curte museus, em Bogotá não faltam opções. Grande parte dos 58 museus existentes na cidade fica concentrada no Centro Histórico. O Museo del Oro é um dos grandes destaques. Seu acervo abriga diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas e importantes coleções da metalurgia pré-colombiana.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal. Peça em ouro utilizada como adorno nos rituales para evocar as forças cósmicas.

End: Parque de Santander, Carrera 5ª esquina com Calle 16.

3) Apreciar a vista do Cerro Monserrate

O Cerro Monserrate é um dos pontos mais altos de Bogotá.

Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação. No local, há o Santuario del Señor Caído de Monserrate. O acesso até lá é feito por teleférico ou funicular. A vista é realmente maravilhosa!

Bogotá

4) Tomar um café no Juan Valdez Café

Juan Valdez Café é uma das cafeterias colombianas mais famosas.

Juan Valdez Cafe

Foto: Arquivo pessoal

Segue a mesma linha da franquia americana Starbucks, mas os colombianos garantem que o café Juan Valdez é muito melhor!  Há inúmeras opções de bebidas quentes ou frias que têm o café como um dos ingredientes.

Os endereços podem ser vistos aqui.

5) Admirar as obras do Museu Botero

Fernando Botero é o pintor colombiano mais famoso. No bairro da Candelária, o Museo Botero tem um acervo de mais de 180 obras, entre elas pinturas e esculturas, todas doadas por Botero ao governo de seu país.

O traço característico do pintor são as formas volumosas. Para ele, a deformação é uma forma de transformar a realidade em arte.

BogotáFoto: Arquivo pessoal. Versão de Botero para o clássico quadro As Meninas do pintor espanhol Velásquez.

End: Calle 11 No. 4-41.

6) Curtir os bares da Zona T

Na Zona Rosa, uma rua com o formato da letra “T”, onde não há trânsito de carros, recebe o nome de Zona T.  Ali é possível encontrar diversos bares e restaurantes, com mesinhas nas calçadas, lojas de estilistas e discotecas badaladas.

BogotáFoto: Arquivo pessoal. Cervejas do Bogotá Beer Company, um tradicional pub da cidade.

End: Zona Rosa – entre as Calles 79 e 85 e as Carreras 11 e 15.

7) Cair na balada no Andrés Carne de Rés

O restaurante/bar/balada Andrés Carne de Rés é tão famoso, que é recomendadíssimo em todos os guias turísticos da cidade. Talvez seja até o restaurante mais famoso do país.

Foi originalmente aberto na cidade de Chía, nas proximidades de Bogotá, mas devido ao grande sucesso agora há uma filial em Bogotá, chamada de Andrés D.C. Os quatro andares do restaurante são divididos em inferno, terra, céu e purgatório. A decoração e tudo mais por ali é excêntrico e original.

Andrés D.C.
End: Calle 82 n.º 11 – 57.

8)Explorar a feira de domingo em Usaquén

O bairro de Usaquén fascina pelas ruas charmosas em estilo colonial e pela vasta quantidade de opções gastronômicas.

Aos domingos acontecem várias feiras de artesanatos pelas ruas. Por lá é possível barganhar boas lembracinhas para trazer pro Brasil.

BogotáBogotá Bogotá
End: Carrera 5 n.º 119B-33 Int 2.

9) Observar a cidade sob o ângulo do Mirador La Calera

O Mirador La Calera é outro bom lugar para apreciar os contornos da cidade de Bogotá. Não é tão alto com o Cerro Monserrate e o acesso é feito de carro. A vantagem é poder apreciar com mais detalhes o traçado retilíneo da cidade.

Bogotá

10) Comer no Crepes & Waffles

Assim como o Juan Valdez Café, existem várias lojas Crepes & Waffles espalhadas por Bogotá. Os crepes e os waffles são os clássicos. Mas os sorvetes também são disputadíssimos!

BogotáFoto: Arquivo pessoal

Os endereços podem ser vistos aqui.

11) Admirar as esmeraldas do Museu Internacional da Esmeralda e, quem sabe, fazer umas comprinhas

As esmeraldas colombianas são umas das mais famosas do mundo. Pureza e verde intenso fazem com que seja uma das pedras preciosas mais cobiçadas.

Museo Internacional de la Esmeralda não é tão grande, nem tão conhecido, mas a vista do 23º andar do prédio onde se encontra o museu é linda. Sem falar que ali é possível entender o processo de formação das esmeraldas e, quem sabe, adquirir uma legítima esmeralda colombiana.

End: Calle 16 n.º 6 – 66 Edificio Avianca Piso 23.

12) Experimentar comidas típicas

A culinária colombiana é bem diversificada e criativa. Certamente não faltarão pratos originais para experimentar. Que tal provar a badeja paisa, um prato nada leve servido com arroz, feijão, carne, torresmo, abacate e platano frito? Ou então o ajiaco, uma sopa a base de vários tipos de batata que tem pedaços de frango e milho?

Para um lanche um pouquinho mais leve, a sugestão são as arepas, umas tortilhas fritas feita de farinha de milho com vários recheios. Para comer na rua, as obleas são um clássico. Na Candelária é bem comum ver barraquinhas de ambulantes vendendo as obleas, uma massa fina tipo waffle com diversas coberturas doces.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal. Barraquinha em frente ao Museo del Oro.

Meu prato favorito foi, sem dúvida, o patacón, uma massa fina e frita de banana da terra, de gosto salgado, servida como aperitivo ou como acompanhamento de um prato.

Para beber, os refrigerantes Colombiana e Postobon são os mais locais. Uma bebida que me surpreendeu foi a aguapanela. Panela, em espanhol, significa rapadura. A bebida, que pode ser quente ou gelada, é feita dissolvendo a rapadura na água e acrescentando-se limão ao final. Alguns ainda adicionam queijo na bebida quente… mas aí já achei diferente demais para o meu gosto. Limitei-me a provar a aguapanela gelada.

Bogotá

13) Pedalar nas Ciclorutas

Para quem gosta de pedalar, em Bogotá há dezenas de quilômetros de ciclovias destinadas aos ciclistas. Aos domingos e feriados, esse número aumenta ainda mais, já que várias pistas são fechadas para o trânsito de automóveis, ficando reservadas ao ciclistas e pedestres.

14) Andar de Transmilênio e se apertar nas busetas

Por um preço único é possível andar nos ônibus Transmilênio o quanto quiser, enquanto não sair das estações.

O sistema inspirado no transporte público de Curitiba é bem eficiente, mas na hora do rush é quase uma aventura!  As estações costumam ficar lotadas no horário de pico e é um pouco difícil identificar, pela primeira vez, a linha que se deve tomar.

Bogotá Bogotá

Fotos: Arquivo pessoal. Mapa com as linhas e a muvuca para entrar e sair dos ônibus.

Há também os micro ônibus e as busetas. Esses sim vivem lotados! O curioso é que não existem paradas determinadas, você pode escolher em qualquer lugar da rua. Imagina…

15) Visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral construída no interior de uma mina de sal na cidade de Zipaquirá, nas proximidades de Bogotá, é um dos destinos religiosos mais famosos e visitados da Colômbia.

Infelizmente, faltou tempo para ir até lá, mas as fotos que vi são realmente incríveis!

Catedral Sal Zipaquirá

Foto: Reprodução. http://en.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Sal

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.