15 passeios imperdíveis em Bogotá

A Colômbia desponta como um dos grandes destinos turísticos na América do Sul, e a capital Bogotá recebe cada vez mais turistas brasileiros.

A quinta maior cidade da América latina é sinônimo de música, cultura, salsa, boa gastronomia e bairros coloniais charmosos. A violência não é mais um empecilho, já que guardas fardados estão em praticamente todas as esquinas, o traçado retilínio da cidade ajuda o turista a se localizar, e o clima ameno durante todo o ano é um bom convite.

Por lá, há muito o que fazer! Mas, com tantas opções, mostramos a nossa lista de programas must do.

1) Caminhar pela Candelária

O bairro da Calendária, famoso por suas casas antigas que lembram a época da colonização espanhola, compreende o Centro Histórico de Bogotá. Por lá, ficam concentrados grande parte dos pontos turísticos da cidade, como o Museo del Oro, o Museo Botero, a Casa Moneda, além da Plaza de Bolívar, que abriga a Catedral e o Capitólio (Congresso).

As ruelas são pequenas e apertadas. Os balcões coloniais das casas são bastante trabalhados e coloridos. Um passeio no bairro parece uma volta ao passado.

Bogotá

Foto: Arquivo pessoal. Catedral de Bogotá. Plaza de Bolívar.

End:  Plaza de Bolívar – Carreras 7ª y 8ª entre as Calles 10 e 11.

2) Conhecer o Museu do Ouro

Para quem curte museus, em Bogotá não faltam opções. Grande parte dos 58 museus existentes na cidade fica concentrada no Centro Histórico. O Museo del Oro é um dos grandes destaques. Seu acervo abriga diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas e importantes coleções da metalurgia pré-colombiana.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal. Peça em ouro utilizada como adorno nos rituales para evocar as forças cósmicas.

End: Parque de Santander, Carrera 5ª esquina com Calle 16.

3) Apreciar a vista do Cerro Monserrate

O Cerro Monserrate é um dos pontos mais altos de Bogotá.

Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação. No local, há o Santuario del Señor Caído de Monserrate. O acesso até lá é feito por teleférico ou funicular. A vista é realmente maravilhosa!

Bogotá

4) Tomar um café no Juan Valdez Café

Juan Valdez Café é uma das cafeterias colombianas mais famosas.

Juan Valdez Cafe

Foto: Arquivo pessoal

Segue a mesma linha da franquia americana Starbucks, mas os colombianos garantem que o café Juan Valdez é muito melhor!  Há inúmeras opções de bebidas quentes ou frias que têm o café como um dos ingredientes.

Os endereços podem ser vistos aqui.

5) Admirar as obras do Museu Botero

Fernando Botero é o pintor colombiano mais famoso. No bairro da Candelária, o Museo Botero tem um acervo de mais de 180 obras, entre elas pinturas e esculturas, todas doadas por Botero ao governo de seu país.

O traço característico do pintor são as formas volumosas. Para ele, a deformação é uma forma de transformar a realidade em arte.

BogotáFoto: Arquivo pessoal. Versão de Botero para o clássico quadro As Meninas do pintor espanhol Velásquez.

End: Calle 11 No. 4-41.

6) Curtir os bares da Zona T

Na Zona Rosa, uma rua com o formato da letra “T”, onde não há trânsito de carros, recebe o nome de Zona T.  Ali é possível encontrar diversos bares e restaurantes, com mesinhas nas calçadas, lojas de estilistas e discotecas badaladas.

BogotáFoto: Arquivo pessoal. Cervejas do Bogotá Beer Company, um tradicional pub da cidade.

End: Zona Rosa – entre as Calles 79 e 85 e as Carreras 11 e 15.

7) Cair na balada no Andrés Carne de Rés

O restaurante/bar/balada Andrés Carne de Rés é tão famoso, que é recomendadíssimo em todos os guias turísticos da cidade. Talvez seja até o restaurante mais famoso do país.

Foi originalmente aberto na cidade de Chía, nas proximidades de Bogotá, mas devido ao grande sucesso agora há uma filial em Bogotá, chamada de Andrés D.C. Os quatro andares do restaurante são divididos em inferno, terra, céu e purgatório. A decoração e tudo mais por ali é excêntrico e original.

Andrés D.C.
End: Calle 82 n.º 11 – 57.

8)Explorar a feira de domingo em Usaquén

O bairro de Usaquén fascina pelas ruas charmosas em estilo colonial e pela vasta quantidade de opções gastronômicas.

Aos domingos acontecem várias feiras de artesanatos pelas ruas. Por lá é possível barganhar boas lembracinhas para trazer pro Brasil.

BogotáBogotá Bogotá
End: Carrera 5 n.º 119B-33 Int 2.

9) Observar a cidade sob o ângulo do Mirador La Calera

O Mirador La Calera é outro bom lugar para apreciar os contornos da cidade de Bogotá. Não é tão alto com o Cerro Monserrate e o acesso é feito de carro. A vantagem é poder apreciar com mais detalhes o traçado retilíneo da cidade.

Bogotá

10) Comer no Crepes & Waffles

Assim como o Juan Valdez Café, existem várias lojas Crepes & Waffles espalhadas por Bogotá. Os crepes e os waffles são os clássicos. Mas os sorvetes também são disputadíssimos!

BogotáFoto: Arquivo pessoal

Os endereços podem ser vistos aqui.

11) Admirar as esmeraldas do Museu Internacional da Esmeralda e, quem sabe, fazer umas comprinhas

As esmeraldas colombianas são umas das mais famosas do mundo. Pureza e verde intenso fazem com que seja uma das pedras preciosas mais cobiçadas.

Museo Internacional de la Esmeralda não é tão grande, nem tão conhecido, mas a vista do 23º andar do prédio onde se encontra o museu é linda. Sem falar que ali é possível entender o processo de formação das esmeraldas e, quem sabe, adquirir uma legítima esmeralda colombiana.

End: Calle 16 n.º 6 – 66 Edificio Avianca Piso 23.

12) Experimentar comidas típicas

A culinária colombiana é bem diversificada e criativa. Certamente não faltarão pratos originais para experimentar. Que tal provar a badeja paisa, um prato nada leve servido com arroz, feijão, carne, torresmo, abacate e platano frito? Ou então o ajiaco, uma sopa a base de vários tipos de batata que tem pedaços de frango e milho?

Para um lanche um pouquinho mais leve, a sugestão são as arepas, umas tortilhas fritas feita de farinha de milho com vários recheios. Para comer na rua, as obleas são um clássico. Na Candelária é bem comum ver barraquinhas de ambulantes vendendo as obleas, uma massa fina tipo waffle com diversas coberturas doces.

Museo del Oro

Foto: Arquivo pessoal. Barraquinha em frente ao Museo del Oro.

Meu prato favorito foi, sem dúvida, o patacón, uma massa fina e frita de banana da terra, de gosto salgado, servida como aperitivo ou como acompanhamento de um prato.

Para beber, os refrigerantes Colombiana e Postobon são os mais locais. Uma bebida que me surpreendeu foi a aguapanela. Panela, em espanhol, significa rapadura. A bebida, que pode ser quente ou gelada, é feita dissolvendo a rapadura na água e acrescentando-se limão ao final. Alguns ainda adicionam queijo na bebida quente… mas aí já achei diferente demais para o meu gosto. Limitei-me a provar a aguapanela gelada.

Bogotá

13) Pedalar nas Ciclorutas

Para quem gosta de pedalar, em Bogotá há dezenas de quilômetros de ciclovias destinadas aos ciclistas. Aos domingos e feriados, esse número aumenta ainda mais, já que várias pistas são fechadas para o trânsito de automóveis, ficando reservadas ao ciclistas e pedestres.

14) Andar de Transmilênio e se apertar nas busetas

Por um preço único é possível andar nos ônibus Transmilênio o quanto quiser, enquanto não sair das estações.

O sistema inspirado no transporte público de Curitiba é bem eficiente, mas na hora do rush é quase uma aventura!  As estações costumam ficar lotadas no horário de pico e é um pouco difícil identificar, pela primeira vez, a linha que se deve tomar.

Bogotá Bogotá

Fotos: Arquivo pessoal. Mapa com as linhas e a muvuca para entrar e sair dos ônibus.

Há também os micro ônibus e as busetas. Esses sim vivem lotados! O curioso é que não existem paradas determinadas, você pode escolher em qualquer lugar da rua. Imagina…

15) Visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral construída no interior de uma mina de sal na cidade de Zipaquirá, nas proximidades de Bogotá, é um dos destinos religiosos mais famosos e visitados da Colômbia.

Infelizmente, faltou tempo para ir até lá, mas as fotos que vi são realmente incríveis!

Catedral Sal Zipaquirá

Foto: Reprodução. http://en.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Sal

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. Rafael Carvalho
    23 maio 2011

    Muito legal o post! Vou para Bogotá daqui 2 semanas e me ajudou muito! Muito obrigado!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    23 maio, 2011

    Olá!!
    Que ótimo saber que as dicas estão sendo úteis!
    Ainda tenho muito coisa para escrever sobre Bogotá e Cartagena… nos próximos dias vou postar mais novidades!

    Responder

    ana Respondeu:
    4 jan, 2016

    ola. estou a planear viagem para bogotá, onde aconselha ficar alojado? apenas ficarei nessa cidade por duas noites.

    obrigada.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    21 jan, 2016

    Olá Ana!
    Dê uma olhadinha neste post: http://www.nosnomundo.com.br/2011/04/onde-se-hosp
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Eula
    25 maio 2011

    Eu e minhas amigas amamos as dicas, vieram em boa hora ja' que vamos pra Bogota' e Cartagena em duas semanas.Espero que tenhamos tempo de conhecer a maioria desses lugares. Super obrigada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 maio, 2011

    Oi!
    Tomara que vcs aproveitem muito a viagem! Eu gostei demais da Colômbia!
    Em Cartagena, em restaurante que eu adorei foi o El Santísimo, <a href="http://www.restauranteelsantisimo.com” target=”_blank”>www.restauranteelsantisimo.com. Se puderem, não deixem de ir. O lagostin com molho de tamarindo e arroz de coco é dos deuses!! Em breve, escrevo sobre ele…
    Depois volte aqui para contar como foi a viagem e deixar as suas dicas!

    Responder

  3. M co Aurelio Cattony
    21 julho 2011

    Ola Ana
    Adorei as dicas. Vou para Bogotá em Setembro. Anotei tudo e vou seguir sus dicas ao pé da letra.
    Obrigadoi – Marco Aurelio – São Paulo

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    21 jul, 2011

    Oi!
    Fico feliz que vc tenha gostado das dicas!!
    Ainda tenho muita coisa para escrever da Colômbia… Continue acessando o blog que volta e meia tem novas dicas de Bogotá.

    Responder

  4. Renata Fagundes
    11 novembro 2011

    Obrigada pelas dicas, tenho certeza que serão muito úteis na minha viagem à Colômbia na próxima semana.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    11 nov, 2011

    Olá Renata!
    De nada…
    Precisando de dicas, é só falar!!
    Aproveite muito a viagem e volte aqui para contar como foi!
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Luciana
    16 fevereiro 2012

    Olá Anna, tudo bem? Adorei as dicas, mas gostaria de saber se em Bogotá tem alguma empresa que faz um city tour para conhecermos a cidade. bjs e obrigada

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    16 fev, 2012

    Olá Luciana!
    Não fiz nenhum city tour de carro ou ônibus em Bogotá. Por isso, não sei dar referências sobre nenhum. Consultando no google, aparecem vários. Selecione um que pareça confiável e busque referências.
    Se gostar de caminhadas com guia, recomendo a organizada pela Secretaria de Turismo pelo Centro Histórico. Leia mais detalhes neste outro post: http://www.nosnomundo.com.br/2011/11/walking-tour
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Rodrigo BS
    26 maio 2012

    Olá! Adorei o post!

    Viajo em Agosto com um amigo para Bogotá. Nosso objetivo é diversão, festas e curtição. Quais os lugares você indica para esse objetivo??

    Abraço,

    Rodrigo

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    27 maio, 2012

    Olá Rodrigo!
    Se o objetivo é balada e diversão, a pedida certa é o Andres DC e o Andres Carne de Res.
    O lugar é animado e as músicas costumam ser ótimas!
    Na Zona Rosa e no Parque de la 93 tb tem muitos barzinhos!
    Depois conte aqui se descobrir outros lugares legais!
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Rodrigo BS
    4 junho 2012

    Anna, mais uma perguntinha…

    Talvez sobre uns 02 dias pra curtir outro lugar fora de Bogotá, o que sugere????

    Abraço,

    Rodrigo

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    5 jun, 2012

    Olá Rodrigo!
    Se a intenção for fazer um bate e volta de Bogotá, recomendo conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá e a cidade de Chiá, onde fica o restaurante/balada Andrés Carne de Res.
    Dê uma olhadinha nesse post: http://www.nosnomundo.com.br/2011/12/roteiro-de-5
    Uma outra opção é visitar as fazendas de café próximas a Bogotá. Leia mais aqui: http://www.colombia.travel/po/turista-internacion
    Se tiver um pouquinho mais de tempo, dá para ir até Cartagena. Veja aqui nossos roteiro de 2 dias em Cartagena: http://www.nosnomundo.com.br/2011/09/roteiro-de-2
    Bjs, Anna

    Responder

  8. marlucia
    1 setembro 2012

    vamos a Bogotá e Cartagena no próximo dia 14. Estou ansiosa, porque quanto mais eu leio sobre a Colômbia, mais encantada eu fico. Tenho certeza de que vamos adorar! Obrigada pelas dicas.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    1 set, 2012

    Oi Marlucia!
    Também tenho certeza que vc irá adorar!!! A Colômbia é um país encantador!
    Depois volte para contar como foi!!
    Bjs, Anna

    Responder

  9. AGNALDO ARAUJO
    3 janeiro 2013

    legal as dicas…

    irei a bogota dia 15.01 e com certeza vou procurar conhecer alguns lugares listados ..

    valeu!!!!!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 jan, 2013

    Olá Agnaldo!!
    Que ótimo!!! Curta muito a viagem!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  10. AMADEU JOSE TAVARES
    8 janeiro 2013

    ESTIVEMOS NA COLOMBIA, EM OUTUBRO DE 2012, TODOS OS LUGARES ACIMA SÃO REALMENTE, EXTREMAMENTE RECOMENDÁVEIS, NO ENTANTO, QUEM FOR A CARTAGENA, NÃO SE AVENTURE PARA IR ÁS ILHAS DO ROSÁRIO, POIS NÃO VALE A PENA…LOCAL SEM INFRAESTRUTURA NENHUMA, NEM ÁGUA PARA BANHO, SEQUER UM BANHEIRO DIGNO….NO ENTANTO, LHE VENDERÃO ESSE PASSEIO EM CARTAGENA COMO SE FOSSE MARAVILHOSO…

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 jan, 2013

    Olá Amadeu!
    Fico feliz que tenha gostado de Bogotá e das nossas dicas!!
    Com relação a Cartagena, tenho que registrar que não é a melhor praia do Caribe, pelo menos na minha opinião. Porém, não chegaria a dizer para ninguém visitar as Ilhas do Rosário.
    O importante é saber que diversas operadoras de Cartagena providenciam o passeio até as Islas. Em geral, os passeios incluem traslado do hotel até o porto, transporte de barco e almoço.
    Como disse em outro comentário, é necessário ter cuidado com a escolha da operadora para não entrar em furada. No meu caso, o atendimento foi bom, a comida estava razoável e os banheiros estavam em boas condições. A praia é bem bonita e a água clarinha. Por isso, recomendo o passeio.
    Dê uma olhadinda neste post aqui: http://www.nosnomundo.com.br/2011/12/o-caribe-de-
    Bjs, Anna

    Responder

  11. Lúcia madeira
    25 junho 2013

    Olá Anna, meu nome é Lúcia madeira e eu e meu marido vamos pra Bogotá e Cartagena no próximo 19 de setembro, vamos passar 03 noites em Bogotá e 4 em Cartagena, queremos uma ajuda sua, se possível, dicas do que fazer e nos ajudar a planejar nosso roteiro lá…

    Responder

  12. RONALDO NOGUES
    12 setembro 2013

    GOSTARIA DE SABER SE NA ZONA ROSA EM BOGOTA ENCONTRO HOTEIS MAIS BARATOS OU ESTES SÓ EXISTEM NA CANDELÁRIA. ABRAÇOS RONA

    Responder

  13. 7 outubro 2013

    Bom estive duas semanas por la a uns dois meses atrás..Adorei,fiquei …na parte antiga da cidade….Estoi voltando em novembro novamente…estoi pretendendo morar por la.agora indo para ver o que se pode exercer profissionalmente…Belos lugares ,pessoas amaveis e bacanas…boa comida adorei o lugar

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 out, 2013

    Olá David!
    Bogotá é mesmo uma cidade super charmosa!
    Saudades de lá!!
    BJs, Anna

    Responder

  14. Alan Losic
    15 outubro 2013

    Ola.

    estou indo de lua de mel, para bogota e cartagena, tem alguma dica nova??

    vc acha que vale apena ficar quantos dias em cada lugar?

    o custo do dia é caro, refeição, museu, etc?

    Valeu

    Responder

  15. Márcia Andrad
    3 novembro 2013

    Estou indo para Bogotá e Cartagena entre os dias 04 a 11 de novembro adorei as dicas espero poder acrescentar mais alguma coisas nas minhas expectativas.Obrigada

    Responder

  16. surayma
    4 janeiro 2014

    Ola quero ir para a Colombia em marco eu meumarido e minha filha de tres anos, a pasagem p BOgota e mais barato do que Santa Martan , gostaria de saber a distancis e prias do Caribe que sao mais proximas e mais bonitas, Alugariamosum carro e. Bogota temos 1 5 dias

    Responder

  17. Ana Lucia
    22 janeiro 2014

    Ola, estou indo para Bogotá e encontrei empresas que fazem city tour no site tripadvisor.

    Responder

  18. 5 fevereiro 2014

    Olá Surayma!
    Eu conheço apenas Cartagena e, para chegar lá, é necessário pegar um novo em Bogotá.
    Bjs, Anna

    Responder

  19. 23 julho 2014

    Vou pra Bogotá na próxima sexta-feira e adorei as dicas. Já está tudo anotado!! Vem conhecer meu blog de viagens também! Estou começando: <a href="http://www.lalarebelo.blogspot.com” target=”_blank”>www.lalarebelo.blogspot.com !! Obrigada 🙂

    Responder

  20. Gilmara Furtado
    15 outubro 2014

    Adorei as dicas!! Vou segui-las com certeza! Irei daqui há 2 semanas.. Obrigada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    15 out, 2014

    Olá Gilmara!
    Que maravilha!!
    Depois volte para contar como foi a viagem!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  21. Eduardo
    8 novembro 2014

    Olá Ana!

    Muito bom sua dicas. Estive na Colômbia no início de setembro deste ano. Fiz Bogotá, Cartagena e San Andrés. Fiquei 10 dias, adorei a Colômbia, sobre os aspectos de: segurança, comidas, bebidas, lugares imperdíveis de se conhecer,e povo atencioso. Só lamento duas coisas, deveria ficar mais tempo se soubesse que os locais que fui foram magníficos e não ter ido a catedral de Sal Zipaquirá. Não deixem de ir, mas soube que é muito interessante. Voltarei. Valeu pelas dicas.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    18 nov, 2014

    Olá Eduardo!
    Fico feliz em saber que vc curtiu a viagem! A Colômbia é mesmo demais!
    Tb quero voltar!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  22. carmem
    22 novembro 2014

    Adorei as dicas , vou visitar alguns, vou fazer uma escala na Colombia de 7 horas, pretendo passear umas tres horas, gostaria de mais algumas dicas abração

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 nov, 2014

    Olá Carmen!
    Todas as nossas dicas da Colômbia podem ser vistas aqui: http://www.nosnomundo.com.br/category/colombia/
    Bjs, Anna

    Responder

  23. Claudete
    23 novembro 2014

    Olá penso em ir em julho de 2015 como é o clima lá nessa epoca? Abraços

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 nov, 2014

    Olá Claudete!
    Julho é um bom mês para visitar Bogotá sim. A temperatura média fica em torno de 14C. Lá sempre faz um friozinho.
    Bjs, Anna

    Responder

  24. 25 janeiro 2015

    Estou aqui em Bogotá e realmente é muito linda a cidade muito bem vizitada por pessoas de muitos países.

    muito gostoso andar pelas ruas de Bogotá.

    Responder

  25. Evandro
    15 março 2015

    Estou pensando em ir para Bogotá e Cartagena no Final de Abril, é uma boa época para conhecer essas cidades? O clima é bom? Para Bogotá isso não importaria muito, mas para Cartagena que é praia, sim.

    Responder

  26. 13 abril 2015

    Olá Felix!
    Também adorei Bogotá!! Oh saudade!!
    Bjs, Anna

    Responder

  27. Isabel Soares
    1 julho 2015

    Olá, estou indo para Bogotá e Cartagena no próximo dia 10 levando na bagagem todas as dicas de vcs!

    Gostaria de saber como funciona o Andrés Carne de Rés, pois tenho uma filha de 15 anos. Ela poderá jantar lá? É necessário apresentar documento?

    Responder

  28. 16 julho 2015

    Olá Isabel!
    Que legal! Acredito que não tenha problema não.
    Depois volte para contar como foi!
    BJs, Anna

    Responder

  29. Maurel Weichert
    23 dezembro 2015

    Legal, gostei muito das dicas. Estou fazendo uma pesquisa de cidades na américa espanhola para escolher uma onde passarei um mês fazendo curso de espanhol. Se tiver mais alguma informação que possa me ajudar a escolher, agradeço.
    Parabéns!

    Responder

  30. 23 dezembro 2015

    Estou indo para Bogotá e Cartagena em fevereiro de 2016.Sou apaixonada por danças folclóricas, sabe se em Bogotá tem algo desse tipo?É necessário fazer reserva antecipada para o restaurante Andrés Carnes de Res? Obrigada pelas dicas vou tentar seguir ao pé da letra.

    Responder

  31. marlene hipolito
    28 dezembro 2015

    Sou brasileira e perdi o passaporte tenho viagem para Colômbia dia 17 de janeiro sei se consigo tirar outro passaporte a tempo,me disseram que brasileiros não precisam de passaporte é verdade ?

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Marlene!

    Desculpa a demora e acredito que já tenha a resposta, mas acredito que a sua dúvida pode ajudar outras pessoas.

    Você pode sim viajar apenas com o RG para a Colômbia, pois ela faz parte do Mercosul. Outra opção seria fazer o passaporte emergencial, que vale por 1 ano e custa um pouco mais caro que o convencional.

    Abraço e boa viagem amanhã!

    Diego P.

    Responder

  32. Gleyce
    7 janeiro 2016

    Adorei o post e as dicas. Vou esse mês e tentarei conhecer todos esses lugares! Obrigada!

    Responder

  33. Ronio e Anne Karinne Tomelin
    10 fevereiro 2016

    Anna, suas dicas nos foram muito valiosas. Excelente o “Nós no Mundo”. Parabéns! Ronio e Anne Karinne Tomelin.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    15 fev, 2016

    Olá Ronio e Anne!!
    Que bom que vcs gostaram!!!! Fico muito feliz em saber!! 😀
    Bjs, Anna

    Responder

  34. Jania Mota
    3 abril 2016

    Adanoorei as dicas estou pensando em programar uma viagem para o final do

    Responder

  35. Joaquim
    24 maio 2016

    Estou no aeroporto do Rio a caminho de Bogotá, ficarei 3 dias e depois mais 3 em San Andrés. Consigo me deslocar bem no transporte público, visitar alguns pontos turísticos? Saberia dizer a cotação atual do real e local de melhor conversão? Obg.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 jun, 2016

    Olá Joaquim!
    Confesso que utilizei pouco o serviço público em Bogotá. Costumava andar de táxi, que tinha um preço razoável.
    Bjs, Anna

    Responder

  36. leila teixeira
    5 agosto 2016

    quem já foi a bogotá e cartagena poderia me responder se sentiu algum desconforto físico por conta da altitude ?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    7 set, 2016

    Olá Leila!
    Eu, particularmente, não senti nenhum desconforto…
    Bjs, Anna

    Responder

  37. Vitor
    20 agosto 2016

    Olá vou para Bogotá em setembro e gostaria de saber se o clima é frio ou quente nesse mês?

    Responder

  38. Fabian Lopes
    9 agosto 2017

    Olá Barbara, obrigado pelas dicas, sempre muito bom planejar viagens, assim como você também sou apaixonado por viajar, se você tiver um tempinho da uma olhada no meu instagram, coloco lá somente fotos de viagens.

    best_trip_photos_viagens

    Obrigado

    Fabian

    Responder

  39. Augusto
    31 agosto 2017

    Não precisa sair de Cartagena ,vá até Boca Grande de uma passada no shopping fique ali mesmo na praia ,pode mergulhar pegar um sol depois volta para a praça do Relógio e curta o movimento .Cuidado o sol castiga principalme quem sai de Bogotá bebe pouca água; em Cartagena é quente cuidado p não desidratar ,vende limonada nas ruas 4000 pesos ,mata o calor e alivia .Curta bastante.

    Responder

  40. Wagner Rangel
    14 março 2018

    Boa tarde,

    Irei na minha lua de mel. Vou passar 2 dias em Bogotá com a minha mulher antes de ir para San Andres. O que eu não posso deixar de fazer?

    Responder

  41. João Bosco
    22 julho 2018

    Boa tarde. Dá pra curtir praias em julho perto de Bogotá ? A água lá não é fria ?

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.