Táxi e câmbio em Bogotá

Em Bogotá, a forma mais prática e fácil de se deslocar é de táxi.

Os táxi são amarelos (à exceção de alguns carros de rádio táxi que são de cor branca ou prata) e tem baixo custo, se comparados aos preços praticados na grande maioria das cidades brasileiras.

Para ir, por exemplo, do hotel onde estava hospedada (na Calle 97 com Carrera 19) até a Candelária (na altura da Calle 10 com Carrera 7) paguei 14.000 pesos colombianos, algo equivalente a R$ 14. E a distância era bem considerável… Foram quase 40 minutos para fazer esse trajeto, em função do trânsito congestionado da cidade.

Os táxis possuem taxímetros, que curiosamente marcam unidades (pontos) e não o preço a ser pago pelo passageiro. Ao final da corrida, as unidades são convertidas para pesos colombianos, com base na tabela de conversão que fica na parte de trás no banco do motorista ou do carona. Por cautela, sempre confira a tabela para ver a correspondência das unidades marcadas no taxímetro.

BogotáFoto: Arquivo pessoal

A oferta de táxi nas ruas é bem grande. Entretanto, ouvi alguns comentários desaconselhando pegar táxis na rua e indicando chamar sempre um rádio táxi. Minha amiga colombiana que mora em Bogotá, porém, disse que não há risco em fazê-lo, desde que você verifique se o taxímetro está ligado para não correr o risco de ser surpreendido por um valor astronômico dado por algum taxista “espertinho”.

Nas vezes que precisei pegar táxi na rua não tive qualquer problema. Mas, como estava viajando sozinha, optei na maioria das vezes por utilizar os serviços do rádio táxi conveniado do hotel, a Cooturismo. Os preços são um pouco mais caros e, ao contrário dos táxis convencionais, não há taxímetro. Cobra-se um valor fixo, que varia conforme o destino. Para fazer o trajeto que mencionei acima (Calle 97 até a Candelária) o preço era de 18.000 pesos colombianos, ou seja, cerca de R$ 18.

Gostei muito da simpática taxista Cecila Serrano Forero da empresa Cooturismo. Além dos serviços rotineiros do rádio táxi, ela faz transfer do aeroporto até o hotel e também cobra por hora para levar passageiros a passeios dentro e fora da cidade. Acho que essa pode ser uma boa sugestão de transporte para quem deseja conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá, que fica a cerca de 49km de Bogotá, com mais conforto e sem a muvuca das excursões. O email dela é serralila@hotmail.com e os telefones de contato são 571 311 583 8674 e 571 301 431 9725.

Para fazer o trajeto do aeroporto até o hotel, utilizei o serviço de táxi disponível logo na saída do desembarque – Transporte Nuevo Dorado Union Temporal. Há um balcão onde você informa o endereço onde pretende ir e o atendente já informa antecipadamente o valor da corrida. No meu caso o valor foi de 24.600 pesos. O pagamento é feito diretamente ao motorista e não é comum gorjeta ao taxista.

A dica é só ter cuidado com as malas, pois, na saída do desembarque, vários os funcionários se oferecerem para carregar as malas, em busca de gorjetas. Lembre-se de observar se a mala é efetivamente colocada dentro do táxi.

Com relação à moeda, achei mais fácil levar dólar e cambiar lá por pesos colombianos. No aeroporto, também próximo à saída do desembarque, há várias casas de câmbios. A cotação não é boa. Por isso, é recomendável fazer apenas o câmbio de uma quantia pequena para os gastos imediatos, e deixar para trocar a maior quantidade fora do aeroporto.

A melhor cotação que encontrei, no mês de março/2011, foi na casa de câmbio El Centauro no Shopping Hacienda Santa Barbara em Usaquen. Ali 1 dólar era trocado por 1.850 pesos colombianos.

Bogotá

Foto: Arquivo pessoal

Neste shopping existem várias casas de câmbio e há a grande vantagem da segurança. Em outros shoppings da cidade, como o Centro Comercial Andino e o Unicentro, também há casas de câmbio. Evite trocar dinheiro na rua, especialmente em casas de câmbio muito pequenas. Os hotéis também costumam fazer câmbio, mas a cotação geralmente não é boa. No meu hotel, 1 dólar valia 1.600 pesos.

End: Hacienda Santa Barbara – Carrera 7 com Calle 115.
Centro Comercial Andino – Carrera 11 com Calle 82.
Unicentro – Carrera 15 Calle 127.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.