Programão gratuito em Londres: Imperial War Museum

Quer um programa interessante e gratuito em Londres, capaz de agradar adultos e crianças?

Então conheça o Imperial War Museum, um museu dedicado à memória da 1a e 2a Guerras Mundiais e de alguns conflitos importantes nos dias atuais, cujo objetivo é mostrar as causas e consequências dos conflitos de uma forma educativa.

O museu foi criado ainda durante a 1a Guerra Mundial, e desde 1936 funciona no belo prédio onde era antigamente o Bethlem Royal Hospital.

Imperial War Museum

Foto: Arquivo pessoal

Logo na entrada já dá para compreender por que o museu é considerado um dos mais importantes museus bélicos e o maior do mundo dedicado apenas a temas bélicos. São vários aviões, veículos blindados e mísseis de guerra expostos no hall central.

Imperial War Museum

Imperial War Museum

Imperial War Museum

Imperial War Museum

Fotos: Arquivo pessoal

E o acervo do museu não para por aí. Inclui também uniformes, distintivos, equipamentos pessoais, medalhas e condecorações, pinturas, desenhos, jornais da época, submarinos e até um navio – o HMS Belfast da Marinha Britânia, que participou da 2a Guerra Mundial e hoje está atracado no rio Tâmisa próximo à Torre de Londres.

Com tantos itens, não é preciso dizer que o museu é enorme. São 6 andares que contam com várias galerias permanentes e algumas temporárias.

Dentre as galerias permanentes, as galerias das Primeira e Segunda Guerras Mundiais, do Holocausto, dos Segredos da Guerra e dos Crimes contra a Humanidade são imperdíveis. Todas são gratuitas.

Imperial War Museum

Imperial War Museum Imperial War Museum

Fotos: Arquivo pessoal

Em umas das salas é possível até caminhar por entre as trincheiras, para vivenciar a tensão da guerra.

Imperial War Museum

Imperial War Museum Imperial War Museum

Fotos: Arquivo pessoal

As exposições temporárias (special exhibitions), por sua vez, são em geral pagas e o calendário de eventos muda constantemente. Até 30 de outubro de 2011 fica em cartaz a exposição Once Upon A Wartime: Classic War Stories for Children, que visa, de uma forma lúdica,  passar para as crianças noções de eventos históricos relacionados a guerras e conflitos.  O ingresso custa £ 5,95 (adultos) e £ 3,95 (crianças acima de 5 anos). Há preços promocionais para famílias. Todo calendário dos eventos 2011 pode ser visto aqui.

O museu funciona diariamente de 10am a 6pm, sendo a última entrada às 5:45. A entrada é gratuita. End: Lambeth Road, London SE1 6HZ. As estações de metrô mais próximas são a Lambeth North (Bakerloo Line) e a Elephant & Castle (Bakerloo Line e Northern Line).

Uma última curiosidade: o HMS Belfast, citado acima, também é aberto à visitação e é um dos outros cinco museus interligados ao Imperial War Museum, juntamente como o Imperial War Museum Duxford, Imperial War Museum North, Churchill War Rooms e Imperial War Museum Collections. Maiores detalhes no site www.iwm.org.uk.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.