Degustação de vinhos e almoço gourmet na Terrazas de los Andes
De todas as bodegas que visitamos em Mendoza, uma das que mais gostei foi a Terrazas de los Andes, localizada no departamento de Luján de Cuyo.
A Terrazas de los Andes integra o grupo LVMH (Louis Vuitton S.A. – Moët Hennessy), um grupo francês especializado em artigos de luxo. Na década de 50 o grupo resolveu expandir a produção de espumantes Moët & Chandon, criando em Mendoza a primeira filial das Bodegas Chandon fora da França. Diante do sucesso do espumante e da qualidade do terroir mendoncino, em 1999, o grupo inaugurou a vinícola Terrazas de los Andes.
O local escolhido foi uma antiga bodega em estilo espanhol, fundada em 1898.
Fotos: Arquivo pessoal
A tarefa de modernizar o local, sem descaracterizar a arquitetura, foi hercúlea. Durante a visita guiada, descobrimos que os tonéis de aço inoxidável de mais 3 metros de altura foram colocados no galpões pelo teto, o qual foi todo retirado e depois reconstruído, já que os tonéis não passavam pelas portas.
Os arcos do galpão foram preservados, assim como uma antiga barrica (salvo engano de pedra), buscando simbolizar a reunião da tradição artesanal à tecnologia moderna.
Fotos: Arquivo pessoal
O objetivo da bodega é produzir vinhos de alta qualidade tirando proveito do relevo acidentado da Argentina, já que a altitude e a variação de temperatura entre dia e noite influencia no sabor, na cor e na estrutura das uvas e, consequentemente, dos vinhos. Por isso, há uma preocupação em cultivar cada cepa de uva em uma altitude considerada ideal.
Tudo isso aprendemos na visita guiada, que, a propósito, foi excelente. A guia era muito simpática e o grupo bem reduzido. Éramos apenas 7 pessoas. Esse, aliás, é um dos diferenciais da bodega: tratamento exclusivo e personalizado. Nas demais vinícolas que visitamos, os grupos tinham, em média, 30 pessoas.
Foto: Arquivo pessoas. Barricas de carvalho onde os vinhos são envelhecidos.
Depois da visita fomos para o almoço gourmet, servido na varanda da propriedade. Cada prato era harmonizado com um vinho diferente. Foi simplesmente SENSACIONAL!!!
Foto: Arquivo pessoal
Para começar, foi servida uma massa folhada recheada com cordeiro, redução de aceto balsâmico, maionese de alho e folhas verdes. A massa estava crocante e o cordeiro bem macio. A redução de aceto balsâmico deu o toque especial!
Foto: Arquivo pessoal
Na sequência, um roll de ave servido com mouse de queso y selección de hojas verdes…
Para acompanhar as entradas, um delicioso vinho branco Terrazas Reserva Torrontes 2010. Ideal para refrescar o calor que fazia em Mendoza no mês de março.
O prato principal foi outro sucesso: lomo de ternera acompañado de bloque de maíz crocante y tomates asados. A carne estava suculenta e o “bolinho de milho” delicioso!
Foto: Arquivo pessoal
Para harmonizar, um vinho especialidade de Mendoza: um malbec, encorpado e frutado – Terrazas Reserva Malbec 2008. Dizem que o vinho tem um toque de groselha, amora e ameixa, além de nuances de baunilha. Mas vou deixar essa análise para vocês… Na minha definição, era “apenas” excelente!
Para terminar, delícia de chocolate branco e negro acompanhada de um ótimo Chandon Brut Rose.
Foto: Arquivo pessoal
Confesso que achei a sobremesa muito doce, mas eu fui a única da mesa a dar esse veredicto.
Depois desse festival enogastronômico, não tínhamos como recusar a siesta. As diversas chaises e poltronas que estavam debaixo das árvores e na varanda eram um convite ao ócio.
Fotos: Arquivo pessoal
Durante todo o tempo em que ficamos na bodega, fomos extremamente bem atendidos. Todos os funcionários foram corteses e muito simpáticos.
O almoço, já com a gorjeta incluída, saiu por 199 pesos, cerca de R$ 86 por pessoa. Neste preço também está incluso o tour pela bodega e os vinhos servidos durante a refeição. Tenho que registrar que, ao contrário do que vimos em algumas bodegas, não houve restrição ou limitação de taças de vinho servidas. Inclusive, ao final do almoço, informamos ao garçom que queríamos comprar uma garrafa de torrontés para consumir ali e ele, gentilmente, nos serviu sem cobrar.
Quem gostar desse clima sofisticado e exclusivo pode até se hospedar no hotel boutique situado ali mesmo na bodega. São apenas oito quartos, cada um com o nome de uma cepa de uva. Nada de decoração impessoal. Tudo acolhedor e com muitas flores espalhadas em todos os ambientes.
Fotos: Arquivo pessoal
Em resumo, recomendamos uma visita à Terrazas pelo tratamento personalisado, pelo maravilhoso almoço gourmet harmonizado com ótimos vinhos da casa, pelo hotel boutique super hype e pelo jardim, ideal para curtir a siesta.
Se tivesse que criticar alguma coisa diria que senti falta de poder olhar o parreiral enquanto estava na bodega. A propriedade onde fica a sede da Terrazas é relativamente pequena e os parreirais ficam em outras propriedades um pouco mais afastadas.
O cardápio fechado – sem opção de escolha dos pratos – também pode desagradar alguns, mas esse, sem dúvida, não foi o meu caso…
Endereço: Thames y Cochabamba s/n Perdiel, Luján de Cuyo, Mendoza.
A reservas dos wine tours e almoços podem ser feitas pela página oficial da Terrazas de los Andes. Há também opções de chá na tarde, picnics, degustações de barrica e aulas de culinária na bodega.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!