10 motivos para conhecer Montevidéu

A capital uruguaia tem um charme particular.

As muitas árvores espalhadas pela cidade, os prédios antigos da Ciudad Vieja e a simpatia dos locais formam um clima provinciano. As ramblas – avenidas costeiras da cidade – trazem animação no fim de tarde, quando pessoas caminham, correm ou simplesmente curtem o por do sol na orla. Os vários parques e praças são um capítulo à parte, um oásis para relaxar em meio aos prédios. E as comidas…humm, é uma tentação atrás da outra. Acredite em mim, o dulce de leche uruguaio é tão bom quanto – ou melhor, eu arriscaria – que o dulce de leche argentino.

Ainda acha que faltam motivos para conhecer a cidade? Então veja a lista abaixo.

Explorar a Ciudad Vieja

A Ciudad Vieja, hoje um bairro de Montevidéu, foi onde começou a cidade. Casarões antigos e os resquícios dos muros que cercavam a cidade ainda podem ser vistos pelas ruas. A Puerta de la Ciudadela, o que sobrou do portão que servia de entrada para a cidade, é a mais emblemática.

Puerta de la Ciudadela

Foto: Arquivo pessoal. Puerta de la Ciudadela.

Visitar o Teatro Solis

O Teatro Solis é o terceiro teatro mais antigo da América do Sul. Sua arquitetura clássica é belíssima. Lá dentro, a pompa dos teatros antigos…

Teatro Solis

Foto: Arquivo pessoal

Curtir o por do sol nas Ramblas

Nas Ramblas é possível curtir o visual do Rio da Prata, que é tão grande e tão extenso, que mais parece um mar. O por do sol nas Ramblas de Pocitos é de tirar o fôlego.

Praia de PocitosMontevideu

Fotos: Arquivo pessoal

Caminhar no bairro de Pocitos

Caminhar no bairro de Pocitos é conhecer e apreciar as ruas arborizadas que terminam no Rio da Prata ou explorar as várias lojinhas e bares espalhados pelas ruas.

Montevideu

Foto: Arquivo pessoal

Comer parrilla no Mercado del Puerto tomando medio y medio

Não é só na Argentina que tem parrilla, a tradicional carne assada na brasa. No Uruguai a parrilla também é prato nacional super apreciado. Prová-la no Mercado del Puerto é um clássico. Para acompanhá-la, um medio y medio, drinque feito com espumante e vinho branco seco.

Mercado del Puerto

Mercado del Puerto

Fotos: Arquivo pessoal. Parrilla no El Palenque e Drink Medio y medio no Roldós.

Comer muito dulce de leche

O doce de leite é outra delícia compartilhada por argentinos e uruguaios. Opções de sobremesas com doce de leite não faltam: sorvete (helado), tortas, tartaletes, milk shake, wafflle…. Tudo que leva doce de leite fica delicioso!

Para aumentar a disputa entre os hermanos sobre qual doce de leite é melhor, fica a minha opinião: preferi o dulce de leche uruguaio. Mais consistente, mais pastoso e de coloração mais escura…

Montevideu

Foto: Arquivo pessoal. Flan con dulce de leche no restaurante Malandrino.

Ouvir e ver o tango uruguaio

As polêmicas entre argentinos e uruguaios não terminam nas comidas. O tango é considerado pela UNESCO patrimônio cultural da Argentina e do Uruguai.

Por isso, não estranhe ao ver casais bailando tango nas ruas de Montevidéu e ao ouvir tangos pelos bares tradicionais da cidade.

Montevideu

Foto: Arquivo pessoal

Comer chivito

A pedida típica do Uruguai para um lanche é o chivito, um enorme sanduíche feito com uma fina camada de carne e vários acompanhamentos a sua escolha, em um pão de hambúrger.

Chivito

Foto: Arquivo pessoal

Caminhar pelo Parque Rodó

Para descansar ou para caminhar na tentativa de queimar as calorias depois de tantas guloseimas, o Parque Rodó é o lugar. São 43 hectares, com muitas árvores, lagos, quadras esportivas, pedalinho, parque de diversões…

Dizem que comer um churros no Parque Rodó é imperdível. Eu bem que tentei achar a barraquinha de churros, mas não encontrei…

Parque Rodó

Foto: Arquivo pessoal

Curtir o bairro do Prado

O bairro do Prado é o mais arborizado da cidade. Ali se encontram o Jardim Botânico, o Jardim Japonês, o Rosedal e o museu Blanes, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, que retratou oficialmente as principais batalhas do Uruguai.

Jardim Botânico

Foto: Arquivo pessoal. Jardim Botânico

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.