Pedalando em Amsterdam
Em viagens, adoramos fazer roteiros a pé. Caminhar, caminhar e caminhar. Em Amsterdam, porém, não resistimos ao charme das bicicletas.
Elas estão por todas as partes e são, sem dúvida, a preferência nacional. Calcula-se que existam na cidade em torno de 600.000 bicicleta, quase uma bicicleta por habitante.
Foto: Arquivo pessoal
A cidade é bem plana e, nas avenidas principais, há faixas específicas para os ciclistas, além de sinalização própria para as bikes.
Estacionamento para bicicletas também é coisa comum. Existe um a cada esquina.
Fotos: Arquivo pessoal
São tantas bicicletas que, por vezes, até sentia que os carros ficavam meio desconcertados em meio a tantas bikes.
Saímos da pousada West Violet, onde estávamos hospedados, meio sem rumo e seguimos pelo canal Prinsengracht. Cruzamos lindos canais e tiramos muitas fotos.
Fotos: Arquivo pessoal
Passamos em frente ao Museu Van Gogh, na esperança de conhecer o tão elogiado museu. Contudo, o guarda que organizava a fila logo nos desanimou. A previsão de espera para entrar no museu era de uma hora e meia a duas. Seguimos pedalando então até o Vondelpark, um lindo parque existente na cidade.
No caminho até lá, uma parada estratégica na Pieter Cornelisz Hooftstraat, ou simplesmente P.C. Hooftstraat, a 5a Avenida de Amsterdam. Hermès, Cartier, Chanel e Gucci são algumas das lojas que estão por lá…
Foto: Arquivo pessoal
Ao chegarmos no Vondelpark, sentamos na grama, observamos as pessoas caminhando, fizemos um piquenique e ainda clicamos o momento “vamos pular”.
Fotos: Arquivo pessoal
Depois seguimos para a Leidseplein e Leidsestraat, região bem turística, com muitos bares e lojas. Seguir por ali de bicicleta foi um pouco mais difícil. Além dos carros, era necessário desviar dos pedestres e dos trams (bondes modernos).
Como ninguém é de ferro, não resistimos ao sorvete Australian Homemade (Leidsestraat 101).
Fotos: Arquivo pessoal
Seguimos pedalando e fomos alcançados pela chuva. Tentei vestir rapidamente uma capa de chuva daquelas de plástico da pior espécie. O plástico rasgou e o vento não deixava que o capuz ficasse parado na minha cabeça. Comecei a rir da situação e passei a aproveitar. Aliás, quem disse que tomar chuva pedalando em Amsterdam é ruim?
Só para esclarecer a chuva durou meros 5 minutos…
De lá, terminamos o passeio em alto estilo: sentamos à beira do canal Herengracht e tomamos uma cerveja holandesa no ´t Arendsnest.
Foto: Arquivo pessoal
Se, por um acaso, o passeio de bicicleta envolver mulheres que prefiram terminar o dia com comprinhas, uma boa opção é o brechó BIJ ONS Vintage (Nieuwezijds Voorburgwal 150). Encontrei um lindo e bem conservado casaco de pele fake por 95 euros.
Fotos: Arquivo pessoal
O preço do aluguel das bicicletas por dia é, em média, 12 euros. No site I amsterdam há uma lista bem extensa de várias empresas que alugam bicicletas.
Para mais informações sobre o Vondelpark, sugiro o completíssimo post do Ducs Amsterdam. Para mais dicas de bairros e passeios, sugiro também outro ótimo post do Ducs Amsterdam. Por último, para quem preferir bike tours, há várias indicações no I amsterdam.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!