Convento da Penha: o belo cartão postal capixaba

Vila Velha é o mais antigo município do Estado do Espírito Santo. A sua história se confunde com a história do Brasil. A cidade foi fundada em 1535 pelo descobridor português Vasco Coutinho, com o nome de Vila do Espírito Santo. Somente em 1958 passou a se chamar oficialmente Vila Velha.

Diversas construções do século XVI e XVII, como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier e o Farol de Santa Luzia relembram o passado da cidade.

O Convento da Penha é uma das mais belas construções e pode ser avistado de longe, imponente e solitário no alto do morro e cercado do que restou de Mata Atlântica. É considerado patrimônio histórico e religioso, além de local de peregrinação de vários fiéis, especialmente no mês de abril, quando se comemora a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

Convento da Penha

Foto: Arquivo pessoal

A história da construção do Convento é bem interessante. Reza a lenda que

quando o Frei Francisco Pedro Palácios chegou em Vila Velha, trazia consigo um painel de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo. O Frei, por ser seguidor da ordem de São Francisco, se abrigou na gruta conhecida como Gruta do Frei Palácios. O painel de Nossa Senhora desapareceu três vezes consecutivas e foi reencontrado no alto de um penhasco entre duas palmeiras.

Exatamente naquele ponto, em 1562, iniciou-se a construção de uma Capela dedicada a São Francisco de Assis. Em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal. Posteriormente, a capela foi ampliada até tomar os contornos do atual Convento.

Convento da Penha

Convento da Penha

Fotos: Arquivo pessoal

A gruta do Frei Pedro Palácios ainda pode ser vista na Prainha. É um pequeno vão na pedra onde o padre espanhol residiu por cerca de seis anos. Bem ao lado, um altar onde era colocado o quadro de Nossa Senhora com o Menino Jesus.

Convento da Penha Convento da Penha

Fotos: Arquivo pessoal. Foto 1: antiga entrada do Convento. Foto 2: altar na base do morro.

O acesso até o Convento da Penha pode ser feito de carro ou a pé. A entrada de carro é feita pela subida principal, uma ruela bem estreita e sinuosa, feita de pedras. Às vezes é difícil acreditar como passam dois veículos ao mesmo tempo. No alto, há um estacionamento para os carros, no lugar conhecido como “campinho”. Fica o aviso de que costuma ter filas para subir de carro nos finais de semana e feriado. Quem preferir pode utilizar o serviço de vans que fazem os trajetos de subida e descida.

Para os mais esportistas, o acesso pode ser feito a pé. Existem dois caminhos. Um que praticamente ladeia a rua por onde sobem os carros e outro conhecido como Ladeira da Penitência, Ladeira das Sete Voltas ou Sete Alegrias de Nossa Senhora. Este último acesso tem início no portão antigo de entrada do Convento, próximo à gruta de Frei Pedro Palácios. O caminho é de pedras rústicas colocadas pelos escravos mais de 450 anos atrás. São cerca de 500 metros em meio à mata, por um trajeto díficil, marcado por aclives e declives. Mas o caminho é repleto de história, pois por ali já passaram figuras ilustres, como o Rei Dom Pedro II.

Todos os caminhos são cobertos pela Mata Atlântica e, vez ou outra, além de pássaros é possível ver saguis (pequenos macacos). A subida do convento ficou imortalizada pelos quadros do pintor Homero Massena (1886 – 1979).

Pintura. Óleo sobre tela.

Foto: Reprodução. Quadro de 1968. Óleo sobre tela.

Vale a pena subir. A vista de Vitória e Vila Velha do alto do convento é espetacular!

Convento da Penha

Convento da Penha

Fotos: Arquivo pessoal

Na base do convento existe lanchonete e lojas com lembrancinhas.

No oitavo domingo após a Páscoa (geralmente em abril) ocorre a Festa da Penha, a terceira maior comemoração religiosa do Brasil

Horário de funcionamento: os portões de acesso ficam abertos de segunda a sábado, de 5:30 às 16:45h. Aos domingos o horário é de 4:30 às 16:45h. O horário das missas pode ser visto no site.

Mais informações nos sites: www.franciscanos.org.br/penha e

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.