Alugar ou não alugar carro em Miami

Em Miami, e no Estado da Flórida de um modo geral, existem inúmeras atrações interessantes. Só para citar algumas: Orlando, com o mundo da fantasia da Disney, fica a pouco menos de 4 horas de distância de Miami; Cabo Canaveral, onde ocorrem os lançamentos de foguetes da NASA, a cerca de 3:30h de distância de Miami; Daytona Beach, famosa pela corrida de carros, a pouco mais de 4 horas de Miami; e as famosas praias Palm Beach, a pouco mais de uma hora de distância de Miami e Fort Lauderdale, a cerca de 40 minutos.

Se o objetivo for conhecer a algumas dessas atrações, alugar um carro é essencial, a menos que os passeios sejam feitos de excursão. O GPS, eu arriscaria dizer que é obrigatório. Apesar das ruas e freeways serem muito bem sinalizadas, é super conveniente ter um GPS para indicar a rota, pois em alguns trechos surgem vários viadutos, um em cima do outro, e as várias saídas podem confundir mesmo um motorista experiente.

Miami

Miami Miami

Fotos: Arquivo pessoal

Agora, se o objetivo for ficar apenas nas proximidades de Miami, é bom ponderar se é necessário alugar um carro. De qualquer forma, tenha em mente que, mesmo em Miami, a distância entre os lugares costuma ser grande. E o tráfego intenso nos horários de pico faz as distâncias parecerem ainda maiores. Para ir de Miami Beach ao enorme outlet Sawgrass Mills, destino preferido da maioria dos brazucas, gasta-se, por exemplo, cerca de 40 minutos, se não houver trânsito.


View larger map

Por isso, se o propósito é conhecer o maior número de atrações em Miami, vale a pena alugar um carro.

A dica é já sair do Brasil com o aluguel do carro reservado, pois as tarifas da internet costumam ser mais baratas que as tarifas de balcão. Além do mais, é comum ter longas filas nas locadoras de veículo, o que pode dificultar uma consulta de preços ali na hora, sem falar na possibilidade de não ter o veículo da categoria procurada para aluguel imediato.

Em geral, a praxe é retirar o veículo no momento do desembarque no aeroporto de Miami. Para tanto, ao sair do desembarque, siga até o estacionamento e pegue o car rental shuttle, um ônibus que leva ao prédio onde ficam todas as locadoras de veículos.

Ao descer do shuttle você já verá as várias placas indicando a praça central das locadoras.

Miami

Miami Miami

Miami

Miami Miami

Fotos: Arquivo pessoal

Nós fizemos a reserva pela Budget e alugamos um Ford Mustang conversível, com todos os seguros e taxas, além do GPS, por U$ 380,26 para 3 dias. Ficamos bastante satisfeitos com o serviço da Budget.

Miami Miami

Fotos: Arquivo pessoal

Em outra viagem que fizemos para Miami em 2009, fomos surpreendidos por várias taxas extras da locadora Dollar Rent a Car. Alugamos naquela oportunidade um Chrysler conversível, cujo valor da diária da locação era U$ 60,18. Ficamos com o veículo também por 3 dias e, ao final, o preço ficou U$ 457,08, muito superior ao prometido inicialmente. Também já tivemos problema semelhante de taxas extras não muito claras no contrato com a Hertz. Por isso, é bom observar com muito cuidado o que está incluído no preço inicial fornecido.

Por último, não se esqueça de incluir nos custos da viagem os gastos com estacionamento e combustível. Aliás, estacionamento em Miami é coisa rara. As vagas são escassas e os custos elevados. Nos estacionamentos públicos quase sempre há parquímetros, nos quais você estabelece a quantidade de tempo que pretende ficar estacionado e efetua o pagamento com moedas ou cartão de crédito. Observe também com atenção o lugar onde vai estacionar. Certa vez estacionamos em frente a uma escola e levamos uma multa… Se o carro for guinchado por estacionamento em local indevido, o prejuízo é alto: U$ 237!

Nos estacionamentos privados e valets o preço cobrado costuma ser alto. Em South Beach, para deixar o carro no valet de qualquer restaurante da Ocean Drive é necessário desembolsar U$ 20. Outra coisa: os hotéis, em geral, cobram uma taxa de estacionamento para o pernoite de veículos. No hotel Clevelander a taxa do valet parking, por dia, era de U$ 29.

Agora, se o objetivo for relaxar, curtir a praia e fazer um ou outro passeio, convém considerar a ideia de dispensar o carro. Em South Beach, por exemplo, grande parte dos hotéis ficam localizados na Ocean Drive (rua em frente à praia) ou nas proximidades, o que torna super tranquilo o deslocamente a pé até a praia. Os largos calçadões também facilitam as caminhadas. Outra grande vantagem é que em South Beach as distâncias são relativamente pequenas. Faltando ânimo para caminhadas, o aluguel de bicicletas ou de segways é uma ótima opção. Os preços são bem convidativos (a diária da bicicleta mais simples custa U$15 na Bike and Roll) e a vista cinematográfica da ponte Venetian Causeway é de tirar o fôlego. Na ponte há pista específica para ciclista e na Bike and Roll há mapa com os percursos para seguir de bicicleta.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.