Esqui Nórdico em Bariloche

Em Bariloche descobri que existem duas formas de esquiar: o esqui tradicional e o esqui nórdico.

O esqui nórdico, também conhecido como Cross Country, é a modalidade mais antiga de esqui e foi criado com o objetivo de percorrer maiores distâncias com o menor esforço. Os esquis são finos e compridos e a bota é fixa ao esqui somente na parte da frente, ficando o calcanhar livre. Assim, movimentando-se os braços e as pernas e apoiando-se nos bastões é possível deslocar-se mesmo em lugares de topografia plana.

Já nos esqui tradicional (ou esqui alpino), as hastes do esqui são mais largas, os bastões são menores e as botas removíveis. Uma vez fixada a bota ao esqui toda a superfície do pé fica unida à base, somente desprendendo-se quando acionadas as presilhas de segurança.

Em Bariloche, o Centro de Ski Nórdico é o local para conhecer e aprender essa técnica. Fica no Cerro Otto e o acesso é feito pelo mesmo caminho de Piedras Blancas, famosa pelo esquibunda.

Bariloche

Foto: Arquivo pessoal

Lá é possível fazer aulas coletivas, com duração de cerca de uma hora. Achei relativamente fácil fazer os deslocamentos em lugares planas, mas nāo consegui frear de jeito nenhum. Só me jogando ao chão para parar…

Bariloche Bariloche

Talvez por isso preferi o passeio de quadriciclo (cuatricíclo con orugas), que também pode ser feito no Centro de Ski Nórdico.

Bariloche

Bariloche

Eu e Tati Mesq no quadriciclo. Foto tirada pelo fotógrafo do local que, ao final do passeio, vende as fotos aos interessados.

Um guia segue na frente e os demais interessados vão nos quadriciclos atrás. O trajeto, feito pelos bosques do Cerro Otto, é bem tranquilo. Nada de adrelina, bem diferente do snowmobile do El Refugio Arelauquen.

Bariloche Bariloche

Mesmo sem grandes emoções, o passeio vale pela beleza do lugar (tudo branquinho e árvores congeladas) e pela vista incrível do Lago Nahuel Huapi.

Bariloche

Bariloche

Fotos: Arquivo pessoal

Até aproveitamos a parada nos mirante para fazer guerra de neve e tentar agarrar as bolas de neve arremessadas pelo guia…

Bariloche Bariloche

Quem preferir, pode ainda fazer caminhadas na neve com raquetes ou passeio de trenó puxado por motos de neve.

O local tem estrutura com lanchonete, ideal pequenos lanches. No mês de set/2010, quando fomos, havia tanta neve que a lanchonete estava quase encoberta…

Bariloche

Fica, então, a última dica: nos meses de inverno, verifique a previsão do tempo e as condições da estrada de acesso até o Centro de Ski Nórdico. O taxista que nos levou até lá, por um momento, hesitou em seguir o trajeto, diante do excesso do neve. Por sorte, um trator passou limpando a estrada naquele momento e o taxista decidiu continuar…

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.