Programa diferente em SP: Catavento Espaço Cultural e Educacional

Em São Paulo não faltam programações culturais diferentes. Uma delas é o Espaço Cultural Catavento, um museu de ciências interativo.

Localizado no belíssimo Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro II, o Catavento apresenta ao público a ciência e os problemas sociais de um modo atraente e participativo. São 4.000m² divididos em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Estação Catavento

Estação Catavento

Fotos: Arquivo pessoal

A visita começa pela Seção Universo, onde é possível tocar em um meteorito que caiu na Terra há mais de 6 mil anos, entender o sistema solar, ver vídeos sobre as galáxias e representações do Sol e da Terra por dentro.

Estação Catavento

Estação Catavento

Fotos: Arquivo pessoal

Na exposição sobre os climas terrestres, há até uma caverna, com barulhinho de água, estalactites e estalagmites.

A Seção Sociedade fica no andar superior. Os temas abordados são a convivência humana e a preservação do planeta. Os vídeos sobre a história e cultura de diferentes países são interessantíssimos.

Estação Catavento

Foto: Arquivo pessoal

A parede de escalada deixa o conhecimento mais divertido. No alto, há imagens de grandes nomes da história, que, ao serem tocadas, disparam uma gravação revelando trechos de sua biografia. Fiquei morrendo de vontade de escalar, mas como não havia ninguém escalando naquele momento, fiquei tímida…

Os laboratórios de química e nanotecnologia, o estúdio de TV, o cinema 3D e o espaço de prevenção da gravidez juvenil são outros atrativos. Para participar dessas sessões é necessário retirar senhas no Hall Central.

Na Seção Vida, é possível entender os biomas, a evolução do homem e o corpo humano. A vitrine das borboletas é lindíssima. São cerca de 500 borboletas da Amazônia de cores impressionantes colocadas em um painel de vidro.

Estação Catavento
Foto: Arquivo pessoal

Há também um aquário com espécies curiosas, jogos para identificar os cantos dos pássaros e um microscópio disponível para o público na parte das células.

A última seção é a Engenho, uma das mais interessantes. O objetivo é “desvendar os mistérios da natureza com base nos princípios da Física.”

Na sala das ilusões, espelhos e quadros demonstram que aquilo que você vê, pode não ser o que parece. Na parte de mecânica, é possível visualizar a aplicação prática dos conceitos de atrito, inércia, força, velocidade…

Estação Catavento

Foto: Arquivo pessoal

O gerador de energia estática faz os cabelos ficar em pé. As bicicletas marcam a quantidade de energia gerada de acordo com a rapidez com que se pedala. Um balão sobe com o calor. Tudo ali é interativo! É possível até entrar em  bolha de sabão…

Estação Catavento

Estação CataventoFotos: Arquivo pessoal

O melhor é que em cada seção há diversos monitores, a maioria universitários, dispostos a dar diversas informações técnicas.

Enfim, é um ótimo programa para crianças e adultos. Para fechar com chave de ouro, vá depois ao Mercado Municipal, que fica bem próximo, e faça um daqueles lanches bem paulistanos, pastel de bacalhau ou sanduíche de mortadela.

Horário de funcionamento: Fechado às segundas. De terça-feira a domingo, de 9h às 17h. Última entrada às 17h.

O ingresso custa R$ 6. Crianças de 4 a 12 anos pagam meia entrada. A visita completa ao museu demora cerca de 3 horas.

Endereço: Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque D. Pedro II, Centro. Fica entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal.

www.cataventocultural.org.br

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.