Suíça: planejando a viagem

Já escrevi alguns posts sobre Zermatt, sobre o hotel onde ficamos hospedados em Genebra e sobre os trens na Suíça, mas ainda não escrevi sobre como planejamos nossa viagem. Mesmo fora de ordem, vamos ao que interessa:

Tivemos bastante dificuldade para decidir o roteiro, em especial para definir quantas e quais cidades visitar, quantos dias ficar em cada local e, até mesmo, o que fazer em cada cidade. São poucos os sites que trazem informações detalhadas sobre a Suíça, como dicas de restaurantes, passeios e opções de hospedagem. Só depois de voltar da viagem fui conhecer o blog Viagem e Viagens da Clarissa Comim, que traz ótimas dicas, principalmente de Berna, onde ela mora.

Desde o início, nossa ideia ao conhecer a Suíça era aproveitar as cidades menores, em geral mais hospitaleiras e autênticas. Depois de participar de algumas discussões do forum sobre a Suíça do Trip Advisor (Switzerland Forum), chegamos a um roteiro final: uma noite em Genebra,  três noites em Zermatt, três noites em Interlaken, uma em Lucerna e uma em Zurique, onde pegamos o voo de volta ao Brasil.

Lago Leman Zermatt - Matterhorn ao fundo Interlaken Lucerna Lago de Zurique

Fotos: Arquivo pessoal

Queria ter incluído a cidade alpina de St Moritz e um passeio de trem no Glacier Express. Mas faltou tempo…

Até pensei em reduzir a quantidade de dias em cada cidade, para conhecer um maior número de locais. Mas ainda bem que não fizemos assim, seria arrependimento na certa: imagina a correria de arrumar mala, fazer check in e check out e carregar tudo de cidade para outra todos os dias. Além disso, faltaria tempo para conhecer a maioria dos lugares e, pior, correríamos o risco de perdar as belas paisagens por conta do mau tempo.

Genebra e Zurique são as maiores cidades. Como não conhecíamos, valeu a pena ficar um dia em cada para sentir o clima e fazer alguns passeios. Em Genebra, adoramos a visita guiada à sede a ONU e também curtimos o passeio pela cidade velha.

ONU

Foto: Arquivo pessoal. Sede da ONU em Genebra

Em Zurique, gostamos de caminhar ao redor do lago, onde vários nativos nadavam para espantar o calorzão do mês de agosto. Até caminhamos na Banhofstrasse, rua comercial com várias lojas famosas, mas estava tudo fechado por ser domingo.

Pessoas nadando no Lago de Zurique

Foto: Arquivo pessoal. Pessoas nadando no lago e tomando sol em um deck privado no Lago de Zurique.

Zermatt, nós adoramos! Aliás, foi a cidade que mais gostamos de todas as que visitamos na Suíça. Achei que três dias inteiros foram suficientes. Mas, se o objetivo for esquiar, dá até para ficar mais tempo.

Tudo na cidade gira em torno da montanha Matterhon. Somente no terceiro dia conseguimos ver a montanha tão idolatrada, pois até então estava muito nublado. Imagino como seria frustrante ir a Zermatt e não conseguir ver o Matterhorn! Em cada um dos dias fizemos um passeio aos observatórios para ver o Matterhorn (óbvio!) e a grandiosidade dos alpes suíços: Rothorn Paradise, Gornergrat e Klein Mattehorn.

Interlaken, particularmente, não gostamos. Achamos que faltou charme à cidade. Os grandes atrativos da região são o passeio de barco nos lagos (lindíssimo!) e a visita ao Jungfraujoch, pico com 3454m de altitude. Optamos por não conhecer o Jungfraujoch e saimos de trem pelas cidades próximas. Conhecemos Spiez, Berna e até fomos em Montreux (bem longe de Interlaken, mas ficamos com vontade de conhecê-la, por lembrar a Riviera francesa).

Refletindo sobre o roteiro, preferiria ter ficado nas cidades de Spiez ou Thun, de onde saem os passeios de barco, ao invés de Interlaken.

Spiez

Foto: Arquivo pessoal. Spiez é uma cidadezinha super charmoso à beira do lago.

Lucerna (Luzern ou Lucerne) é uma graça! Apesar de ser uma cidade relativamente grande, tem cara de cidade do interior. Muitas praças, ruas onde não passam carros e feiras na margem do lago. Achei que um dia foi suficiente para conhecer a cidade. Mas, se tivéssemos tempo, gostaria de ficar mais um dia para conhecer os Alpes, talvez o Monte Titlis, onde é possível andar no primeiro bondinho giratório do mundo e fazer snow tubing (descer as montanhas cobertas de neve usando uma bóia, como se fosse um toboágua).

No final das contas, acho que o roteiro ficou bem razoável, mas faria algumas poucas alterações, sempre montando bases em poucas cidades.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. 10 outubro 2010

    A Suíça é mesmo um país maravilhoso! 😉

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    10 out, 2010

    Com certeza!
    Pena que eu só descobri o seu blog depois de voltarmos… Ficamos meio perdidos em Berna, sem saber ao certo o que fazer… Andamos sem destino… vimos o Parlamento suíço, o relógio, uma linda ponte por onde passam os trens, experimentamos queijos em uma feira de rua, comemos no Globus e, no final, ainda achei um tempinho para fazer uma comprinha na H&M….

    Responder

  2. Tiago
    25 outubro 2010

    Oi Anna, adorei seu blog! Fiquei lendo um pouco hoje do meu iPhone nos momentos entre uma audiência e outra, ótima pedida para as audiência do Juizado! (hehehe) Fui uma vez à Suíça, mas, como a viagem também incluía a Alemanha, e ao contrário de você, preferi conhecer as cidades mais famosas. Também tinha uma amiga estudando e morando e Genebra, o que me fez passar quatro dias por lá. Acho que não é necessário tanto tempo, mas, de qualquer forma, em um dos dias fomos conhecer a cidade de Annecy, já na França, que é simplesmente uma graça, linda de viver! Dá para ir e voltar no mesmo dia, de ônibus ou trem.
    Depois passei um dia em Lausanne, mas me arrependi de não ter programado mais tempo por lá. A cidade também fica às margens do Lac Léman (como Genebra e Montreux) e é espalhada em cima de vários montes, tornando-a quase uma Ouro Preto suíça. A cidade também é charmosa, gostei muito de lá.
    De Lausanne fui direto a Zurique. Gostei da cidade, mas devido à chuva, não consegui aproveitar direito. Achei o centro, de qualquer forma, bem bonitinho. Ao final, passei um dia e meio em Basel (Basiléia em português), que é um pouco ignorada pela maior parte das pessoas, mas que estava no caminho de Freiburg, já na Alemanha, para onde eu iria depois. Me surpreendi muito com Basel, a cidade é bonita, fica numa "encruzilhada" entre a Suíça, a França e a Alemanha e tem museus de primeira categoria. Depois descobri que a cidade é queridinha no mundo das artes e do design (por causa da Vitra, que fica lá perto).
    De qualquer forma, acho que vale conhecer essas outras cidadezinhas do interior da Suíça também, elas devem ser um charme!
    Abraços,
    Tiago
    P.S.: obrigado pela visita no meu blog e pelo comentário!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 out, 2010

    Oi Tiago!
    Adorei as suas dicas! Também li seu texto sobre Boston e fiquei com vontade de conhecer!
    Inclui o seu site entre os meus links de viagens (barra da direita do site).
    Bjs

    Responder

  3. Pamela
    20 outubro 2012

    Olá
    Já morei na Suíça por um período e amo muito esse pais simplesmente encantador..Vi que aparece uma foto da Riva Paradiso,em Lugano(lugar que amoooo),tu chegou a ir até lá?
    Parabéns pelo site…

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    27 out, 2012

    Olá Pamela!
    Uma vez que fomos para a Itália aproveitamos para passear em Lugano e Locarno.
    Lindo demais!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Luciana
    6 novembro 2012

    Ola, boa noite!
    Estou buscando ajuda para saber se existe a possibilidade de sair de Zurique e ir para Paris-França de trem…. se existir, onde eu consigo mais informaçoes de local da estaçao, horarios, valores dos tickets, tempo de viagem….
    Obrigada

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    6 nov, 2012

    Olá Luciana!
    É possível sim ir de TGV de Zurique para Paris. Há um trem direto, sendo a viagem dura 4h.
    Veja mais detalhes no site http://www.sbb.ch/en/home.html
    Bjs, Anna

    Responder

    luciana Respondeu:
    6 nov, 2012

    Ok, muito obrigada!
    Assim que conseguir fechar a viagem, vou ler seus posts para tentar fazer um roteiro, pois como esta em cima da hora, minha urgência esta no transporte…. 🙂
    Bjs

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    6 nov, 2012

    Oi Luciana!
    Precisando, é só falar!!! 🙂
    Bjs, Anna

  5. 10 abril 2013

    Muito obrigado pelo post, estamos planejando uma viagem pela Europa e estamos com muitas dúvidas sobre nossa passagem pela Suiça. Como pretendemos passar por outros países não temos todos esses dias para ficar no na Suiça, seu post nos ajudou a escolher qual cidade visitar..

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    11 abr, 2013

    Olá Rafael!
    Que ótimo saber que as nossas dicas estão sendo úteis!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Teresa Carvalho
    23 agosto 2013

    Anna, eu e minha amiga já conhecemos Londres, Amsterdã, Paris…Pretendemos viajar em maio/2014 para Suíça em 5 dias (Zurique, Berna, Lucerna – aproveitando suas dicas). Contudo, pretendemos retornar pela Espanha mais 5 dias, conhecendo Barcelona e Madri. É possível de trem saindo da Suíça? Há…somos jovens senhoras de 53 e 66 anos. Aguardo sua resposta Bj.

    Responder

  7. sueli
    24 agosto 2013

    Anna,
    Muito bom o seu post.
    Vou para Suiça nos dias 16 a 22 de setembro, gostaria que vc me desse umas dicas do clima neste período. Vi em alguns sites que fica em torno de 10 a 20º, é isso mesmo? Estou achando que é frio porque em agosto é verão. Por favor, mande uma resposta pra mim e algumas dicas de roupas a usar, ok? Obrigada. Sueli.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    27 ago, 2013

    Olá Sueli!
    É um clima ameno durante o dia, mas esfria um pouco durante a noite. Se vc for fazer passeios para os alpes, leve roupa de frio. Roupas esportivas são uma ótima pedida, especialmente se for fazer caminhadas.
    Leve um tênis quente e vista-se em camadas. Recomendo um casaco de fleece e um casaco corta vento.
    Dê uma olhada neste post: http://www.nosnomundo.com.br/2010/09/zermatt-otim
    Bjs, Anna

    Responder

  8. Jean Kalton
    5 fevereiro 2014

    Olá Anna.
    Vou passar minha lua de mel em outubro de 2015 na Europa (17 Dias) e pretendo conhecer Lucerna, se puder me ajudar com dicas de locomoção:
    Meu primeiro destino será Veneza, de la vou para Lucerna, qual a melhor forma, avião ou trem? e se for avião ele vai até zurich e de la vou de trem para Lucerna?
    Depois de Lucerna vou para Paris, qual a melhor forma? trem ou avião.
    As dicas do blog já foram de muita ajuda.

    Thanks in advance.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    6 fev, 2014

    Olá, Jean!

    É possível ir de trem sim. No site da Rail Europe, você encontra várias opções de trens entre todas as cidades que você tem interesse em se locomover.

    Abs!

    Responder

  9. 7 fevereiro 2014

    Olá, Jean. Tudo bem?

    Se precisar de ajuda para comprar os seus bilhetes de trem, pode contar com a gente através do Facebook <a href="http://(http://on.fb.me/1eEsd7t)” target=”_blank”>(http://on.fb.me/1eEsd7t).

    Ok, somos suspeitos para falar, mas você vai amar viajar de trem pela Europa. Os destinos que você escolheu são simplesmente incríveis. Da Itália à Suíça você vai ver as paisagens mais fantásticas através da janela do trem; e da Suíça para a França, você vai conhecer o contraste entre as charmosas cidadezinhas do interior e a capital, Paris.

    Estamos à sua disposição.

    Abraços!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    8 fev, 2014

    Olá Rail Europe!!
    Obrigada pelas dicas!!! 🙂
    Bjs, anna

    Responder

  10. Fabiana Camolesi
    22 fevereiro 2014

    Olá boa noite, Anna
    Estamos planejando nossa lua de mel para novembro de 2014 e estamos com muita dificuldade para fechar o roteiro. É nossa primeira vez na Europa e queremos conhecer tudo, mas sabemos que a melhor opção pela opinião dos especialistas é escolher poucos países para conhecer melhor.
    Pensamos em 4 noites na Suíça, 7 noites em Paris e 3 noites na Inglaterra (Londres). Mas estamos na dúvida se não vale a pena investir em Paris e Suíça para conhecer os Alpes e deixar Londres para uma próxima. Queríamos ir para Londres para ir em restaurantes de alguns chefes de cozinha famosos que gostamos muito. Sabemos que é muito pessoal a escolha, mas pensando em trajeto e pouco tempo em cada lugar gostaria de saber sua opinião ou de outros viajantes.
    Obrigada e sempre bom ter sites com pessoas dispostas a ajudar.
    Fabiana

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    24 fev, 2014

    Olá Fabiana!
    Sem dúvida, é uma decisão muito pessoal.
    E, para mim que gosto de slow travel, menos é sempre mais. Por isso, eu concentraria mais dias na Suíça e deixaria Londres para uma próxima viagem.
    Com mais tempo na Suíça, vc pode visitar Zermatt, Lucerna, Zurich, além de outras cidadezinhas super charmosas.
    Boa sorte aí na escolha!!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  11. guimercante
    12 março 2014

    Boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, há várias dicas valiosas para quem esta começando o planejamento de viagens e estão realizando um belissimo trabalho!

    Bem, gostaria de uma recomendação de roteiro levando em conta a experiencia de vocês e o que vocês teriam feito de diferente… Dia 20 de Julho vou para Paris e ficarei la até dia 28… Do dia 28 até o dia 01-02/08 estava querendo ficar na suíca para conhecer as belíssimas paisagens… Preciso retornar a Paris no dia 02/08, então, precisava de uma recomendação de roteiro com ida no dia 28 e volta para Paris no dia 02 de Agosto… Sei que é pedir demais mas com uma recomendação de quem tem experienca e vivenciou a Suíca como vocês, me ajudaria muito! Caso este não seja o melhor meio de comunicação para tratar este tipo de assunto, gostaria muito de saber como posso pedir a ajuda de vocês 🙂 Acho que seria bacana uma recomendação de roteiro para o Verão na Suíça 🙂

    Agradeço novamente pela qualidade do blog e pela atenção que vocês dão aos visitantes 🙂

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 mar, 2014

    Olá Guilherme!
    Agradeço os elogios ao blog!! 😀
    Infelizmente não montamos roteiro… Como vc terá apenas poucos dias na Suíça, minha sugestão é que vc visite poucas cidades. Talvez duas.
    Zurique e Lucerna são ótimas opções. A cidade que mais gostei foi Zermatt, mas acho que vc perderia muito tempo para chegar até lá.
    Outra opção interessante é Interlaken.
    Bjs, Anna

    Responder

  12. Adriana
    30 março 2014

    Boa tarde, Anna. Adorei o seu blog e por isso gostaria de tentar tirar estas duvidas com você.
    Estamos programando uma viagem em novembro, por aproximadamente 17 dias. Inicialmente, gostaríamos muito de conhecer Suíça e Alemanha – Rota Romântica. O nosso principal receio é o frio desta época. Será que nos atrapalha muito?
    Já agradeço antecipadamente pela atenção.

    Responder

  13. 4 abril 2014

    Olá Adriana!
    Acredito que em novembro o frio ainda esteja razoável. Mas o tempo anda tão imprevisível que acho aconselhável ir acompanhando por sites como o weather.com
    Particularmente, não deixaria de fazer a viagem por conta do frio…
    Depois volte para contar como foi!!
    BJs, Anna

    Responder

  14. Angela
    20 abril 2014

    Olá estou de viagem marcado para milao e resolvi ficar 3 dias em lucerna e 2 em lago de como e 2 em milao por q lá já conheço então vc sugere alguma cidade próxima a lucerne para fazer bate volta de trem fico lá de chego dia 20 e saio 23 de agosto

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    28 abr, 2014

    Olá Angela!
    Berna talvez seja uma boa opção, já que a viagem de trem dura em torno de 1h.
    Mas acho que vc acabará encontrando vários passeios mesmo em Lucerna. A cidade é super charmosa e há a opção também de subir o Monte Pilatus e fazer umas trilha lá em cima.
    Bjs, Anna

    Responder

  15. Marcosamaral
    14 julho 2014

    Olá.
    Mesmo em lua de mel, 7 noites em Paris é muito tempo. Diminuiria 1 noite em Paris e aumentaria 1 noite na Suiça. 3 noites em londres já da pra ter uma boa noção da cidade.

    Responder

  16. Maria Esther
    15 setembro 2014

    Olá

    Gostei muito do seu blog e assim sendo gostaria de te fazer uma perguntinha : vou a Suíça em maio e estou montando o roteiro. Escolhi as seguintes cidades: Lucerne – 3 noites; Zermatt – 3 noites; St. Moritz – não sei ainda qtas noites – se 3 ou 4.

    Veja que exclui Berna. Talvez inclua Zurich, não sei ! Mas amo lagos, montanhas; estou querendo fazer uns passeios de bicicleta, umas atividades com um pouco de adrenalina – nada que ponha e risco minha integridade física. Costumo viajar sozinha. Você teria algum pitaco a dar ?
    Obrigada
    Maria Esther

    Responder

  17. 27 outubro 2014

    Olá Maria Esther!
    Seu roteiro me pareceu bem legal!
    Zurich é uma cidade grande e, se prefere atividades ao ar livre, opte mesmo pelas cidades menores.
    Interlaken é uma ótima opção para esportes com adrenalina. Eu, particularmente, não gostei muito da cidade, mas tb não tive coragem de enfretar os esportes de aventura. Acho que é bem capaz que vc goste… 🙂
    BJs, Anna

    Responder

  18. Silvia
    20 novembro 2014

    Bom dia! Gostei das idéias, sempre são bem vindas. Estou em Londres à estudo e quando posso faço uma viagem para conhecer outro pais. Em dezembro estou indo paea a Suíça. Vou chegar dia 12 de manhã e

    regresso dia 16 à tardinha lor Zurique. Dia 14 para 15 e 15 pra 16 Zermatt e 16 retorno Zurique e Londres.Gostaria de uma opinião de como montar meu roteiro nos outros dias 12, 13 e dia 13 rumo a Zermat. Tenho duvida se chego em Zurique vou para lucerna de Lucerna para interlaken e depois dou uma passadavem Berna…estou perdida ai. Preciso de um palpite, uma orientação. Gostei demais de seu blog. Por favor mecresponda. Obrigada com carinho…Silvia

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 nov, 2014

    Olá Silvia!
    Lucerna e Interlaken são ótimas opções!
    Se vc curte esportes de aventura, escolha Interlaken. Se prefere cidadezinhas charmosas com comércio e restaurantes nas calçadas, vá para Lucerna.
    Espero que tenha ajudado! Obrigada pelos elogios!!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  19. Patrícia
    13 julho 2015

    Boa Tarde!

    Ir à Suiça na 1a semana de outubro corre muito o risco de pagar tempo ruim com dias feios? Preciso decidir e vou mesmo à Suíça ou mudo o roteiro por causa do tempo.
    Obrigada pela atenção!

    Responder

  20. 16 julho 2015

    Olá Patrícia!
    Infelizmente não sei responder…
    Fui para a Suíca em agosto, no verão. Estava calor e sol. Mas nas perto das montanhas, o clima é mais instável…
    BJs, Anna

    Responder

  21. Letícia
    4 dezembro 2015

    Bom dia Anna,

    amei seu blog.

    estou indo para suiça dia 08 de fevereiro de 2016, sei que este periodo faz muito frio.

    Estaremos eu e meu namorado e ficaremos 14 dias. Estou com muita dificuldade de fazer um roteiro, são tantas cidades e não sei qual eleger para conhecer.

    Pensamos em alugar um carro para termos mais liberdade para viajar entre cidades o que você me sugere?

    um grande abraço…

    Letícia Weiller

    Responder

  22. Luis Cardoso
    8 abril 2016

    Olá boa tarde (passeio à Suiça :partida Porto/Geneve (dia 12 ) regresso Geneve/Porto(dia 19) deste mês de Abril
    Vou com minha mulher (já somos uns "cotas", sempre aventureiros,) mas acho que assim…. desta vez, vai ser stressante !! Queria ajuda , umas dicas por favor: Vamos chegar ao hotel em Geneve já tarde, (um dia perdido) Temos mais dois dias nesse hotel e gostava de aproveitar , ir a Lousanne e Annecy (em França) e seguir de imediato para Lucerne onde temos hotel com 4 noites (a última será de partida para o aeroporto de Geneve) durante a estadia em Lucerne gostava de ir a Zurique , Interlaken (Jungfrau) e Berna. Ajudas para orientar esta nossa aventura ?? Agradecia a melhor maneira para fazer estas viagens (haverá um tour com estas pernoitas em Geneve e Lucrna?? Alguém que me dê a melhor dica ficaria imensamente grato. Luis Cardoso

    Responder

  23. Renata
    19 abril 2016

    Olá! Estamos super em dúvida no nosso roteiro na Suíça até porque teremos apenas 4 noites e depois iremos pata Croacia. Pensamos em alugar um carro mas tenho lido que não é uma boa alternativa. Nossa maior preocupação é que vamos estar com malas e seguiremos caminho não retornando as cidades. Alguma.dica especial? Obrigado

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.