Museu Picasso

O Museu Picasso em Barcelona é um must go para fãs de Picasso (18881-1973) e também para fãs do pintor espanhol Diego Velásquez (1599-1660).

Explico: Apesar do Museu não ter em exposição as obras-primas de Picasso, como, por exemplo, o Guernica (Museo Reina Sofia, em Madrid) e o Les Demoiselles d´Avignon (MOMA, Nova York), o destaque fica por conta de uma interessantíssima série de 58 obras feitas por Picasso, dando a sua interpretação da obra As Meninas de Velásquez.

O famoso quadro As Meninas, em exposição no Museo del Prado em Madrid, foi pintado por Velásquez em 1656 e intriga pela forma o pintor optou por retratar uma cena da família real espanhola. Na tela, aparece a infanta Margarida com suas damas de companhia, uma anã e um cachorro. Curiosamente, os monarcas aparecem ao fundo refletidos em um espelho, indicando que eles observavam a cena. Velásquez também se colocou no quadro, como se pintasse a cena e olhasse para os monarcas ou para o observador do quadro. Em uma porta aberta ao fundo do quarto, o pintor destaca um membro da corte que a tudo observa.

As meninas

Reprodução. www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line

O contraste de luminosidade, a perspectiva utilizada e o espaço vazio deixado propositadamente pelo autor (entre posição onde estão as pessoas até o teto) dá margem a diversas interpretações.

Mas há uma pergunta primordial que se impõe, diante da complexidade visual e da ambiguidade de interpretação, pelos vários paradoxos e anacronismos que tem suscitado a análise do quadro ao longo da história, tanto pela dificuldade em descobrir uma fácil e clara resposta, como ao recriar a nossa imaginação, prende a historiografia de arte a este enigma: o que é que Velásquez está a pintar?
Pelo título da obra poderá bem ser a Infanta Margarida mais o seu séquito. Mas, porque é que o nosso pintor nos aparece a trabalhar com todos os seus apetrechos sobre uma grande tela invertida que não nos deixa ver o que está a ser representado? Será o seu auto-retrato?
Se forem as meninas, então, qual a razão de surgir reflectido no espelho os rostos do casal real? Ou será simplesmente, outra qualquer realidade escondida ao nosso olhar que nunca haveremos de saber? http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6635.pdf

Todas essas questões também intrigaram Picasso, levando-o a criar uma série de pinturas em 1957,  nas quais analisa a obra As Meninas e recria a situação a sua maneira, utilizando seus traços característicos, mas sempre conservando o mesmo tratamento da luz, perspectiva e noções de espaços da obra de Velásquez.

Picasso

Foto: Arquivo pessoal.

As meninas

As meninas

As meninasReprodução. www.bcn.cat/museupicasso/es/coleccion/catalogo.html

Um vídeo existente no museu traçando comparações entre a obra de Velásquez e as obras de Picasso é bem interessante e explicativo.

As obras da trajetória inicial do artista, representando o Período Azul (em que retratou pessoas infelizes, utilizando muito o tom azul) e o Período Rosa (período otimista, marcado pelas primeiras paixões do pintor), também podem ser vistas no museu.

Os ingressos custam € 9. Menores de 25 anos e maiores de 65 pagam € 6. Todos os domingos a partir de 3pm a entrada é gratuita. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita durante todo o horário de funcionamento.

Endereço: Montcada 15-23, metrô Jaume I.

Horário de funcionamento: Terça a domingo de 10h às 20h. Última entrada meia hora antes do fechamento.

www.bcn.cat/museupicasso

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.