Broadway, Off Broadway e Off Off Broadway

Assistir a uma peça ou musical da Broadway é quase um sinônimo de viagem a Nova York.

BroadwayFoto: Reprodução

Broadway é o nome de uma rua que se estende da Times Square até o Bronx, onde inicialmente foram instalados diversos teatros. Com o crescimento da cidade e o surgimento de inúmeros teatros, o termo Broadway, referindo-se a teatros, deixou de indicar a localização e passou a indicar o tamanho do teatro, o orçamento gasto para a montagem da peça e os preços do ingressos. Assim, existem inúmeros Teatros Broadway que não ficam na rua Broadway.

Para um espetáculo ser considerado Broadway é necessário que tenha 499 assentos ou mais, independentemente de sua localização. Uma produção Off Broadway tem entre 199 a 499 assentos e Off Off Broadway tem menos de 199 assentos. Os orçamentos Off Broadway e Off Off Broadway também são mais limitados, o que reflete o custo mais baixo dos ingressos, que raramente ultrapassam U$ 60 (Off Broadway) e U$ 25 para Off Off Broadway.

Falando das produções da Broadway, caso você já tenha em mente assistir a uma peça específica (em geral, são mais de 35 peças apresentadas simultaneamente), é aconselhável comprar o ingresso pela internet com antecedência, para escolher os melhores lugares e obter os maiores descontos. Um ingresso custa, em média, 130 doláres. Mas tudo depende da procura pela peça, do lugar e da antecedência da compra.

Em geral, não há nenhum problema em comprar ingressos pela internet, desde que o site seja confiável. Três boas opções são o Broadway Box, o Theather Mania e o Playbill. Nesses sites é necessário se cadastrar gratuitamente para receber as promoções. Nas peças que já estão a mais tempo em cartaz é possível conseguir ótimos descontos. As ofertas que eles enviam aos emails cadastrados costumam oferecer reduções de 40% ou mais. Nas peças mais badaladas, os descontos são menores, mas ainda assim é possível conseguir um bom negócio. Para receber os ingressos comprados pela internet, pode-se optar por imprimi-los em casa ou pegá-los na bilheteria do teatro (will call) no horário da peça ou um pouco antes, dependendo do teatro.

Caso não queira ver uma peça específica, arrisque a sorte nos guichês da TKTS para comprar ingressos Broadway e Off Broadway para o mesmo dia com até 50% de desconto. Mas não se iluda acreditando que irá encontrar ingressos para a primeira fila para um espetáculo super badalado. Pode até acontecer, mas será como ganhar na loteria…Então vá disposto a escolher entre os shows com ingressos disponíveis (não são todos os shows que enviam os ingressos não vendidos para os guichês da TKTS. Atualmente, não são vendidos ingressos para o Rei Leão e Wicked.)  E, para aumentar suas chances de sucesso, procure ir entre 5:30 e 6pm, quando as filas estão menores e os teatros enviam os ingressos sobressalentes.

A loja da TKTS, que fica na Times Square (Broadway com a 47th Street), costuma ter longas filas, por ser mais procurada pelos turistas. Por isso, a dica é procurar os guichês da TKTS do Seaport, na esquina da Front Street com a John Street (perto da loja Abercrombie&Fitch), ou do Brooklyn, no 1 MetroTech Center, esquina da Myrtle Street com a Jay Street, que costumam ter filas menores e abrem mais cedo (às 11am).

TKTS Times Square TKTS Times Square

Fotos: Reprodução

New York

Foto: Arquivo pessoal

Se mesmo assim preferir ir no guichê TKTS Times Square, lembre-se de que as filas, em geral, começam a se formar antes do horário do início de funcionamento do guichê. E meia hora antes de abrir são indicados os ingressos dos shows que estarão à venda.  Observe que também sempre são formadas duas filas: uma para musicais e outra para “não-musicais” (express line), que é a fila mais rápida. O pagamento é feito com cartão de crédito, dinheiro ou travel check.

Horário de funcionamento:TKTS Times Square: segunda, quarta, quinta, sexta e sábado de 3pm a 8pm. Terças de 2pm – 8pm e Domingos de 3pm até meia hora dos últimos espetáculos. Ingressos só para matinês: quartas e sábados: 10am a 2pm e domingos de 11am a 3pm. TKTS Seaport: segunda a sábado de 11am a 6pm e domingos de 11am a 4pm. Fechado aos domingos nos meses de inverno. TKTS Brooklyn: terças a sábados de 11am a 6pm, fechado para almoço de 3 a 3:30pm.

Sabendo tudo isso, vem a grande difilcudade: qual espetáculo assistir? O Blog Viaje na Viagem fez recentemente uma enquete procurando dicas dos espetáculos mais “quentes”, que vale a pena ler. Outra dica é ver a crítica dos espetáculos no The New York Times e no Guia Time Out New York.

Já tivemos a oportunidade de ver O Rei Leão (The Lion King), Wicked e o Quebra-Nozes (The Nutcracker). E Off-Broadway: Stomp.

BroadwayO Rei Leão é um musical que tem um cenário incrível. Uma verdadeira super produção. Mas talvez por termos sentado longe do palco, não aproveitamos muito. Achamos que, no final, ficou muito cansativo. Música demais. Confesso que  diante do cansaço da viagem foi inevitável tirar uns cochilinhos em determinados momentos.

Wicked Wicked. Esse eu eu adorei! A peça conta a história do Mágico de Oz pela ótica da Bruxa Má do Oeste, questionando os conceitos de bem e mal. Eu já tinha lido o livro antes e consegui compreender bem a peça, mas a leitura do livro não é essencial. Basta entender um pouco de inglês. Sentei na quinta fila e vi que faz toda diferença sentar mais próximo ao palco, pelo menos para quem é míope como eu.

O Quebra-Nozes é lindíssimo. Também adorei! Não sei se pode ser qualificado como Broadway, mas, sem dúvida, é um ótimo espetáculo que merece uma menção. É uma apresentação de balé feita pelo NYC Ballet que conta a história do soldadinho de chumbo. Confesso que não sou fã de balé, mas a super produção e os efeitos especiais me encantaram. O espetáculo só é apresentado no fim de ano e como não há diálogos é uma ótima opção para quem não fala inglês. As apresentações são no Lincoln Center e a temporada 2010 será de 26 de novembro a 2 de janeiro. www.nycballet.com/nutcracker/nutcracker.html

The Nutcracker

Foto: Reprodução

Stomp

Quanto ao Stomp, aquele grupo que faz sons com instrumentos inusitados, eu esperava mais. Achei que faltou maior interação com o público. Mas eu fui a única do nosso grupo que achei isso. Todos os demais adoraram. www.stomponline.com/index-us.php

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.