Do aeroporto Heathrow até o centro de Londres e vice-versa

Em Londres existem cinco aeroportos: Heathrow, Gatwick, Stansted, Lutton e City Airport.

Heathrow é talvez o aeroporto mais conhecido dos brasileiros, por receber grande parte dos voos internacionais de longa distância. O aeroporto é gigantesco e tem diversas opções de compras, especialmente no Terminal 5, onde fica a British Airways.

Chegando ou saindo de Heathrow, é possível escolher entre algumas formas de deslocamento: táxi, metrô, ônibus e os trens Heathrow Express e Heathrow Connect.

Heathrow Express

Nós optamos pelo Heathrow Express por ser o deslocamento mais rápido até o centro de Londres, precisamente 15 minutos até a estação de trem/metrô Paddington, de onde podem ser feitas as conexões do metrô até seu destino final, no nosso caso a estação Waterloo.

Heathrow Express

Foto: Arquivo pessoal

Para pegar esse trem é muito fácil: basta sair do desembarque e tomar o elevador com as indicações do Heathrow Express.

Heathrow Express

Foto: Arquivo pessoal

Depois é só continuar seguindo as placas até a plataforma, onde os trens passam a cada 15 minutos, nos terminais 1 e 3, e a cada 21 minutos, no terminal 5. Os trens começam a circular às 5h e param um pouco depois de 23h.

O vagão é confortável e há lugar específico para deixar as malas.

O ticket pode ser adquirido pela internet, no aeroporto ou mesmo dentro do trem, mas nesse último caso há a cobrança de uma taxa adicional. Há distinção entre primeira e segunda classes, mas a diferença entre elas é mínima. Basicamente, só muda o estofado e o fato de ter uma mesa na primeira classe.

Heathrow Express Heathrow Express

Fotos: Arquivo pessoal

O ticket de ida e volta express class (segunda classe) custa £ 32,00 e o ticket individual custa £ 16,50. O ticket da primeira classe custa £ 50 e £ 26. Compramos pela internet e ainda pegamos uma promoção em que duas pessoas viajando juntas pagavam £ 32, para os dois, sendo os tickets de ida e volta.

Ao desembarcar em Paddington, a dica é pegar o livrinho da promoção 2 FOR 1, na qual, em determinadas atrações, duas pessoas entram pagando apenas um ingresso. Para participar da promoção é necessário comprar o Travelcard (ticket do metrô) nas estações de trem, pois a promoção é patrocinada pela National Rail. (Vou escrever um post dedicado exclusivamente a esta promoção, já que é uma ótima forma de economizar um bom dinheiro).

Só depois de comprar o Travelcard, desça para pegar o metrô para seguir até o seu destino final.

Agora a principal pergunta: dá para fazer esse trajeto levando malas? Eu estava de mochila e achei super tranquilo. O Fred, por outro lado, estava com mala de rodinhas e conseguiu andar facilmente. Mas, é verdade que em certo pontos há alguns lances de escada (sem elevador ou escada rolante). Portanto, o ideal é que você tenha apenas uma mala não muito pesada.

www.heathrowexpress.com

Heathrow Connect

Outra opção de trem é o Heathrow Connect, um trem que parte a cada 30 minutos, também com destino à estação de trem/metrô Paddington. A diferença para o Heathrow Express, além da frequência com que o trem passa, é a existência de paradas nas estações Hayes & Harlington (£4,90), Southall (£5,50), Hanwell (£5,50), West Ealing (£6) e Ealing Broadway (£6), antes de chegar em Paddington (£7,90). O trajeto até Paddington dura cerca de 25 minutos.

Metrô

Optando por ir de metrô, é possível pegar a linha azul escura (Piccadilly) que sai diretamente do aeroporto. O preço é mais em conta (£ 4,50), mas a desvantagem é o tempo da viagem (cerca de 1 hora até Piccadilly Circus). Os trens começam a circular às 5h e param perto de meia-noite.

Táxi

Os famosos táxis pretos, marca registrada da cidade, têm a vantagem do conforto e da rapidez (caso não haja engarrafamento), mas a grande desvantagem é preço mais alto. As tarifas dos táxis até o centro de Londres variam entre £50 e 70, e o tempo do trajeto é de 30 minutos a 1 hora. Assim, caso você esteja viajando em um grupo de no mínimo três pessoas, é bom ver se compensa ir de táxi.

www.heathrowtaxis.org/index.html

Ônibus

Há ainda os serviços de ônibus como o da National Express ao custo de £5,90 até a Victoria Coach Station (ver o site www.nationalexpress.com/coach/Airport/London-Heathrow-Airport.aspx). A reserva pode ser feita pela internet.

Para voos chegando ou saindo entre meia-noite e 5:30, o site Londres para Principiantes informa que “a única opção de transporte público (além do táxi) é o ônibus noturno N9, que tem como destino final a Trafalgar Square, no centro de Londres. A viagem dura aproximadamente 1 hora, e custa ₤1,50.”

Para mais informações, ver o site oficial do aeroporto Heathrow, especialmente para checar os horários informados, que podem ser alterados.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. Silvia Reis
    14 agosto 2012

    Usei o Heathrow Connect quando estive em Londres e achei muito bom. Entretanto, se você está hospedado proximo a Paddington e não está sozinho, é possivel arrumar um taxi com uma tarifa similar a do trem.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    14 ago, 2012

    Olá Silvia!
    Obrigada pelas dicas!!
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Charles
    26 junho 2013

    Gostaria de saber como faço para me deslocar do Heathrow a Waterloo e vice e versa de metro ou trem expresso.

    Responder

  3. Carlos Oliveira
    9 maio 2015

    Onde eu posso adquirir o travelcard de 7 dias pela National rail com o intuito de conseguir a promoção 2X1.

    Responder

  4. 24 maio 2015

    Olá Carlos!
    Acesse o site http://www.daysoutguide.co.uk
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Carolina costa
    16 setembro 2017

    Boa tarde!
    Tenho uma conexão de 13 horas entre Heathrow e Gatwick. Gostaria de sugestão de qual melhor translado entre eles. C

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.