Deserto do Atacama – Dicas Básicas

Localizado na região norte do Chile, com cerca de 200 km de extensão, o Atacama é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo.

Viagem chile 294

Mas engana-se quem pensa que no deserto só tem areia para todos os lados.

O visual único e surpreendente do Deserto do Atacama tem muito mais, como planícies cobertas de sal,

Viagem chile 113

vulcões, como o Licancabur que marca a divisa entre o Chile e o extremo sul da Bolívia,

Licancabur

lagoas de água cristalina,

Laguna Cejar

Laguna Cejar

geysers e piscinas naturais com águas termais,

Geyser del Tatio

Geyser del Tatio

Geyser del Tatio

flamingos,

Flamingo na Laguna Cejar

e lhamas.

Lhama

A cidade de San Pedro do Atacama, principal ponto de saída de passeios para conhecer o Atacama, fica a uma altitude de 2.400 metros.

Com pouco mais de quatro mil habitantes, o vilarejo é bem rústico. As ruas  são de terra e a maior parte das casas e comércio construídos de adobe, uma mistura de água, terra e palha, que dá a coloração avermelhada às paredes.

San Pedro do Atacama

A melhor forma de se chegar até o deserto é de avião, descendo na cidade de Calama, e depois pegando um transfer até a cidade de San Pedro do Atacama.

Os preços das passagens aéreas internas no Chile costumam ser caras quando compradas no Brasil. Conseguimos um significativo desconto comprando em uma agência de viagens de propriedade de uma chilena aqui em Brasília. Outra forma de se conseguir descontos é seguindo as dicas repassadas pelo site Viaje na Viagem.

Quanto ao transfer Calama-San Pedro, vale a pena contratar com antecedência, caso o hotel selecionado já não ofereça esse tipo de serviço, para não correr o risco de ficar sem transporte. Nós contratamos o Transfer Licancabur, ao preço de $18.000 pesos, ida e volta, e ficamos satisfeitos com o serviço.

Também é aconselhável reservar com antecedência os passeios no Atacama, já que é necessário o acompanhamento de um guia e, na maioria das vezes, veículo 4×4. Além disso, dependendo da altitude, alguns passeios exigem aclimatação.

Para aqueles que fogem de excursões assim como nós, fica a dica de reservar tours privados. Custam mais caro, mas compensam toda a dor de cabeça de viajar com um grupo grande e heterogêneo.

Até hoje não sei por que, inicialmente, contratamos os passeios em excursões no Atacama. O que sei é que, no primeiro dia, depois de um atraso de mais de uma hora para a saída do ônibus, que aliás estava caindo as pedaços e quase não tinha freio, e depois de quase perdermos o pôr-do-sol no Vale da Lua, pedimos imediatamente para trocar para um tour privado. Como mudamos de ideia em cima da hora, não havia carros disponíveis para nos levar até as Lagunas Altiplânicas e, infelizmente, não conhecemos as famosas Lagunas. Mesmo assim, valeu muito a pena ter trocado para um tour privado.

Outro ponto fundamental: não há bancos nem caixas eletrônicos em San Pedro de Atacama, e muitos lugares não aceitam cartão de crédito. Só é possível trocar dinheiro em alguns poucos câmbios. Por isso, leve um dinheiro a mais, para não passar perrengue. Nós contabilizamos mal os nossos custos e tivemos que pedir dinheiro emprestado à Tati e ao Carlos que viajavam conosco….. que vergonha!

A temperatura costuma oscilar bastante, variando de 0ºC à noite a 40ºC durante o dia. Nos passeios de maior altitude, a temperatura pode cair a graus negativos. Por isso, a mala de viagem deve ter roupas adequadas à variação de temperatura.

Na rua principal de San Pedro existem alguns bares e restaurantes que fazem a animação dos turistas e locais. Os melhores são o Café Adobe, o Le Estaka e o Blanco.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.