Castelo de Chenonceau

Construído sobre o rio Cher, o Castelo de Chenonceau tem uma beleza singular. É talvez o castelo mais bonito da região.

Chateaux Chenonceau

Foto: Reprodução Revista Détour en France , 138

É conhecido como o Castelo das Damas, já que a história de muitas mulheres se cruza com a história do castelo, além de ter servido de residência para importantes damas da realeza.

Foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet e posteriormente aprimorado por Diane de Poitiers, com a construção da ponte com arcos sobre o rio.

Diane de Poitiers foi amante do rei Henrique II e recebeu o castelo do monarca. Mas, após a morte de Henrique II em 1559, sua esposa Catherine de Médici assumiu o trono da França e exigiu a entrega do castelo, mandando Diane para o também belíssimo castelo Chaumont-sur-Loire.

Chaumont sur-Loire

Foto: Reprodução Revista Détour en France , 138

Catherine de Médici continuou as reformas do castelo, construindo um imenso salão sobre o rio em cima da ponte encomendada anteriormente por Diane, conhecido por A Galeria. Com 60 metros de comprimento e 6 metros de largura, iluminado com 18 janelas, a galeria é um lindo salão de bailes.

A Galeria foi utilizada como hospital improvisado na Primeira Guerra Mundial. Já na Segunda Guerra Mundial, curioso o fato de que a Galeria ficava na denominada “zona livre”, no meio do Rio Cher. Uma das margens era ocupada pelos Aliados e a outra, incluindo a entrada do castelo, pelos nazistas.

Vale do Loire - A galeria

Foto: Reprodução

A rivalidade entre Diana e Catherine está presente em diversos locais. No teto  do castelo é possível ver as letras “H” e “C”, referente a Henrique II e Catherine,  entrelaçadas de tal forma a parecer um “D”, em homenagem a Diane.

Chenonceau

Nos jardins, o maior recebe o nome de Diane de Poitiers

Jadim Chenonceau

Foto: Reprodução Revista Détour en France , 138

e o mais recatado leva o nome de Catherine de Médicis.

Chenonceau

A visita ao interior do castelo é tão interessante quanto o exterior do castelo.

Além da bela arquitetura,  é possível ver diversos quadros, tapeçarias, utensílios da cozinha, além do quarto de Diane de Poitiers

Quarto de Diane de Poitiers

Foto: Reprodução

e o quarto de Catherine de Médicis, entre outros.

Quarto de Catherine de Médicis

Foto: Reprodução

O castelo fica aberto diariamente e o horário de visitação varia conforme a época do ano. O preço do ingresso é € 10,50 por pessoa, sendo que estudantes, crianças e adolescentes até 15 anos pagam €8.

Endereço: Toraine, às margens do rio Cher, a 34 km de Tours.

Para mais informações, http://www.chenonceau.com

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.